Solenidade realizada no CAMVA, na última sexta-feira, dia 14 de agosto, contou com a presença de autoridades políticas a acadêmicas
O circuito de eventos que celebra os 30 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul passou por Vacaria na última sexta-feira, dia 11 de agosto. O Campus Universitário de Vacaria (CAMVA) foi referenciado como “uma casa onde se estuda, se ensina e se aprende a verdade” pelo bispo diocesano Sílvio Guterres Dutra durante a bênção que concedeu aos participantes do evento, entre eles autoridades políticas e acadêmicas.
A presença da UCS em Vacaria iniciou-se em 1969, com a instalação do curso de Letras. Com o passar dos anos foram ofertados novos cursos, mas foi a partir de 1993, quando o então núcleo foi elevado à categoria de campus, que a vocação local e regional ligada à agronomia alinhou-se ainda mais com o propósito da Universidade, de atender às demandas da comunidade. “Todo o trabalho ao longo desses anos de UCS no município foi conduzido com muito cuidado, com as qualidades e particularidades de cada diretor que passou por aqui. E nesse momento de comemoração, aproveito para anunciar que a partir do ano que vem estaremos oportunizando o doutorado de História, o terceiro do CAMVA”, adiantou, em seu discurso, o diretor do Campus, Marco André Pegorini, lembrando ainda a atual oferta de 19 cursos em todas as áreas do conhecimento.
O prefeito Amadeu de Almeida Boeira ressaltou em sua fala a importância da Educação para o desenvolvimento social e econômico de Vacaria, e a importância da UCS na atração e na formação de profissionais. “O poder público será sempre parceiro da Instituição naquilo que estiver ao seu alcance”, destacou.
Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, vice-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), lembrou dos 10 anos em que trabalhou no Campus de Vacaria e saudou antigos colegas. “Agora, como integrante do Conselho Diretor da FUCS, é uma grande satisfação retornar e celebrar as conquistas da UCS nesta cidade e região”, enfatizou. Em seu discurso, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, complementou dizendo que “celebra-se uma epopéia, a história de uma semente que foi plantada na terra boa de Vacaria e que transformou-se numa árvore frondosa”. “A UCS não estabeleceu-se em Vacaria como invasora ou expansionista, e sim para atender a um pedido da comunidade, que desde sempre nos acolheu muito bem. E esse senso comunitário está representado nas entregas que já fizemos, com quase 4 mil alunos formados e diversas parcerias sociais com empresas e entidades locais”, exemplificou o reitor, que na ocasião entregou ao prefeito e ao diretor do CAMVA edições especiais da revistaUCS em comemoração aos 30 anos da regionalização.
Homenagens
O evento realizado no Campus Universitário de Vacaria também foi marcado pela entrega da medalha Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber, um dos fundadores da UCS, que presta homenagem a pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais. Receberam a distinção a professora Maria Beloni Toledo da Silva Rodrigues, o prefeito Amadeu de Almeida Boeira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), representada por Monique Maria de Oliveira Dall’Acua, a professora Clenia Maria Zanella, a Associação Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra, representada por Lino Antônio Jacques, e o Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, representado pela diretora, professora Ana Rosa Bastos Bortolon. A solenidade teve ainda o descerramento dos quadros da galeria dos ex-diretores do Campus, na qual figuram Nelson Francisco Benvenutti, Homero Francisco Peixoto Camargo, Marina Brito Boschi (In memorian), Paulo Gilberto dos Santos e Marcelo Faoro de Abreu.
Regionalização
A expansão da atuação da UCS para além dos limites do Campus-Sede, em Caxias do Sul, tem seu marco no dia 1º de agosto de 1993, com a formalização do Projeto de Regionalização, aprovado em 19 de fevereiro daquele ano. A partir da data, a UCS desencadeou a abertura de unidades nas cidades de Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e São Sebastião do Caí, cada uma posteriormente elevada a campus, entre outras operações, como a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e a UCS Torres. O modelo de relacionamento diferenciado que a UCS mantém com a comunidade resulta em ganho acadêmico e no desenvolvimento econômico e social.
Os demais momentos de celebração com as comunidades já estão programados neste mês de agosto:
-
Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves: dia 16, às 18h30min
-
Campus do Vale do Caí: dia 22, às 19h
-
Campus de Guaporé: dia 25, às 18h30min
-
Campus da Região das Hortênsias, em Canela: dia 29, às 19h30min
Crédito da foto: Bruno Zulian
ÁREA DE IMPRENSA E MÍDIAS DIGITAIS
Curso de Design da UCS Bento se posiciona como o melhor da Serra
Empresas têm até esta sexta-feira, 29, para pagar o décimo terceiro salário
Secretaria de Mobilidade Urbana realiza segunda etapa de remoção de fios inutilizados na Avenida São Roque, em Bento