Nesta quarta-feira, 18, ocorreu na Fundação Casa das Artes, o V Simpósio de Desenvolvimento Infantil Rede Cegonha Macro Serra. Entre os temas tratados, “Amamentação, saúde da criança e sua importância no crescimento correto da face” e “Aleitamento materno como prevenção das deformidades faciais e problemas respiratórios”.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada a gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como, assegurar as crianças o direito o nascimento seguro e ao desenvolvimento saudável.
Fernanda Dala Laste, nutricionista e gestora corporativa de Serviços do Tacchini Sistema de Saúde, destacou que o banco de leite humano Ama Tacchini, único na Serra Gaúcha, que está em funcionamento desde maio de 2021, objetiva: “alimentar 100 % as crianças da UTI neonatal com leite materno, pois sabemos que prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil. Assim, o banco de leite visa melhorar a qualidade de vida junto com o projeto Bento +20, garantido até a terceira idade. As doadoras não precisam se deslocar até o hospital para fazer as doações. Fizemos o cadastro via e-mail ou telefone e o Corpo de Bombeiros se desloca para realizar a coleta”.
A Primeira-dama de Bento Gonçalves, Claudia Remus, ressaltou que “o conhecimento é essencial para reforçar o bem-estar de todos. Para nós é uma honra sediar um evento como esse que luta, acima de tudo, pela vida e pela saúde da mãe e da criança. Somos incentivadores do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno e percebemos que o incentivo só traz benefícios”.
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, salientou que o Simpósio tem o caráter de “trocar experiências, debater e aprimorar sobre o alimento materno. A amamentação é um processo relativamente simples, não precisa de nenhum material específico, e gera um desenvolvimento saudável. Mesmo em tempos de pandemia, nós temos que orientar e estimular a importância do aleitamento. Até hoje, nenhum estudo médico apontou a transmissão do coronavírus pela amamentação”.
Na ocasião, a Madrinha da Amamentação 2021, Aline Rosa dos Santos, mãe de Ravi, recebeu oficialmente a faixa. A votação foi feita pelo número de curtidas na página do Facebook da Prefeitura. Aline recebeu 823 curtidas e foi agraciada com um book contendo cinco fotos do Estúdio Pavan, parceiro deste projeto.
Ainda, foi realizada uma entrega das bonecas Celina (representa o parto humanizado) para as representantes das Unidades de Saúde Central e Santa Marta. A boneca Celina é acompanhada de um bebê ligado a um cordão umbilical e placenta, possibilitando a demonstração lúdica do Parto Normal e a conscientização do aleitamento materno.
O V Simpósio de Desenvolvimento Infantil Rede Cegonha Macro Serra é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM) e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), em parceria com o Gabinete da Primeira-dama realizam as atividades da Semana do Aleitamento Materno.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon / Divulgação
(RM)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor