Universidade oferece serviços de acessibilidade a 76 vestibulandos

O Vestibular 2017 da UFRGS oferece atendimento especial a um grupo de 76 estudantes com deficiência. Estes candidatos fazem as provas em prédio com acessibilidade e com adaptação de mobiliário (Campus Saúde e Campus Olímpico), onde também há espaço destinado aos familiares que acompanham os vestibulandos.

Desde 1994, quando foi instituída a prova em braile, a UFRGS vem ampliando a oferta de serviços a pessoas com deficiência, com o objetivo de promover equidade de acesso à Universidade. Entre os serviços de atendimento especial, o Vestibular 2017 conta com provas em braile ou impressas em fontes ampliadas, software para transcrição da prova de redação, e fiscais ledores e escritores para os deficientes visuais. A Universidade dispõe de intérpretes de Libras para deficientes auditivos e apoio de professores dos cursos de Letras que atuam também no curso Fonoaudiologia para avaliação da redação dos candidatos com dislexia.

O grupo de coordenadores, fiscais e auxiliares que atua nestes locais de provas passa por capacitação e treinamento específico. Uma novidade de 2017 é a preparação em audiodescrição para um grupo de fiscais.

A Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) organiza o atendimento especial conforme as demandas apresentadas na inscrição ao concurso pelos candidatos com deficiência. Além de preencher formulário específico, estes estudantes apresentam documentação comprobatória da necessidade especial, conforme as orientações do Manual do Candidato.

Após o ingresso na UFRGS, os estudantes com deficiência contam com o apoio e com as ações do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, responsável por estudar e implantar estratégias que favoreçam a permanência na Universidade.

Fonte: Imprensa UFRGS

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