Serviço é exclusivo para suporte a trabalhadores com primeiros sintomas
Desde a última terça-feira, 27, trabalhadores da indústria, do comércio e dos serviços de Bento Gonçalves contam com um consultório exclusivo para o atendimento dos primeiros sintomas da covid-19.
A ação, viabilizada pelos esforços do Unidos por Bento, é um importante movimento para impedir o agravamento do quadro inicial da doença, contribuindo para reduzir as internações hospitalares e manter as atividades econômicas, educacionais e de lazer em funcionamento. “Sempre defendemos a identificação dos primeiros sintomas como essencial. Controlando a doença nesta fase também controlamos a pandemia e temos uma resposta extremamente eficaz para manter vidas, economizar recursos e trabalhar com segurança”, diz Rogério Capoani, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), que capitaneia o Unidos por Bento.
O consultório tem coordenação do pneumologista Alexandre Pressi e conta com uma junta composta por outros cinco médicos e uma enfermeira. Embora a vacina seja fundamental, enquanto ela não chega a todos é preciso buscar os tratamentos alternativos – as empresas terão acesso a outras estratégias mediante um cadastro coordenado pelo CIC-BG.
Com esse consultório, a intenção é evitar que trabalhadores com sintomas virais, a chamada fase 1 (dores pelo corpo, diarreia, coriza, perda do olfato e paladar), evoluam para a fase inflamatória, conhecida como fase 2 (febre persistente, tosse com piora de demais sintomas), e impeçam que cheguem à fase 3 (falta de ar, oxigenação menor que 95), o que exigiria a internação em hospitais. Todo o processo terá acompanhamento dos profissionais de saúde por 14 dias, com o paciente sendo tratado, assim como seus dependentes e familiares, caso haja necessidade.
As consultas devem ser agendadas através de um canal específico, o Ouvidoria Covid-19, criado especialmente para essa função, pelos telefones (54) 3454.1652, 3055.3050 e 3052.0331. Esses números serão compartilhados pelas empresas com seus funcionários, que devem buscar o atendimento imediatamente assim que identificarem os primeiros sintomas. Dessa forma, haverá garantia de uma maior proteção a eles e seus familiares, assegurando também produtividade aos negócios. Além disso, essa prática trará aumento de satisfação do colaborador, melhorando o clima organizacional; redução de contágio e de faltas no trabalho; e manutenção da saúde física e emocional.
Esse é um serviço exclusivo para trabalhadores, encaminhados por suas empresas, e não poderá ser acessado particularmente pela comunidade. A facilidade é ofertada sem custo às empresas que já participaram do ‘Unidos por Bento’, contribuindo com cotas. Aquelas que ainda não são aderentes, devem contatar o CIC-BG para negociação.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Reprodução
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul