Ponte cujas cabeceiras foram destruídas em maio foram refeitas e inauguradas na sexta-feira (01)
A união coletiva proposta pelo movimento Unidos por Bento na reconstrução de acessos pelo interior de Bento Gonçalves cumpriu mais um projeto celebrando resultados – e parcerias. O grupo liderado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), em sua concepção colaborativa, restabeleceu a conexão entre Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, no Vale Buratti, num trabalho realizado em parceria com a prefeitura do município vizinho. O ato de inauguração ocorreu na sexta-feira, 1º de novembro.
Em maio, a ponte sobre o Rio Buratti, na comunidade Divino Espírito Santo, no limite entre as cidades, teve suas cabeceiras arrancadas pela força das águas, com a estrutura central permanecendo intacta. A cabeceira localizada no lado de Bento Gonçalves da ponte foi refeita com recursos do Unidos por Bento, que investiu cerca de R$ 75 mil na obra, cuja extensão é de 15 metros. Na outra margem, a cabeceira feita pela prefeitura de Pinto Bandeira tem 10 metros de comprimento.
Agora refeitas, elas não só reestabelecem a conexão entre os municípios como possibilitarão o escoamento de safras agrícolas, principalmente da uva. “É mais uma obra de importância primordial para as famílias e para os negócios dessa comunidade de grande relevância para ambos os municípios”, disse o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, lembrando de quando foi procurado por representantes do Vale Buratti solicitando a construção de um novo acesso. “Foram muitas mãos que ajudaram e temos a satisfação de atender a todos que nos procuraram. Então, realmente foi uma missão cumprida com muita responsabilidade tanto na captação quanto na destinação dos recursos que possibilitaram essa e outras obra”, reforçou o presidente do CIC-BG.
O prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, destacou a parceria que oportunizou uma volta à normalidade às famílias da comunidade. “Temos muito a agradecer a todos que se envolveram nesse trabalho. Com essa obra, não precisamos mais dar a volta”, comentou Ferrari, se referindo aos caminhos alternativos que os moradores precisavam utilizar. Representante da comunidade, o presidente da Vinícola Aurora, Renê Tonello, agradeceu ao Unidos por Bento e às prefeituras de Pinto Bandeira e de Bento Gonçalves, representada no ato pelo secretário de Obras, Carlos Quadros. “Somos um povo forte. A todos que, de uma forma ou de outra, colocaram o seu tempo e a sua capacidade para que hoje estivéssemos aqui entregando esta obra, muito obrigado. Só quem passa pelo que passamos sabe o quanto foi complicado”, disse Tonello, emocionado. A ponte reconstruída deve receber o nome de Catharina Rizzardo Bellé, uma das vítimas deixadas pelas fortes chuvas na localidade.
O Unidos por Bento foi reativado neste ano, após ser criado durante a pandemia, para angariar recursos com empresas, entidades e pessoas físicas para as obras de reconstrução de acessos destruídos pelas chuvas de maio. No total, R$ 12 milhões foram arrecadados, sendo metade do valor doado pela Sicredi Serrana. Além do CIC-BG, fazem parte do Unidos por Bento as entidades AEARV, Agas, Aprovale, Ascon Vinhedos, Bento Convention, CDL-BG, Fundaparque, Movergs, OAB, SEGH, Sidmóveis, SIMMME, Simplavi, Sindibento, Sindilojas Regional Bento, Tacchini e Uvibra.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Tiago Garziera
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão