No Brasil, o câncer de mama representa a principal causa de morte por neoplasias malignas em mulheres. Estima-se que em 2017, pelos menos 57 mil mulheres foram acometidas pela doença. A detecção precoce significa o aumento das chances de tratamento e cura.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde trabalham na prevenção da doença. “É importante esse trabalho que realizamos nas Unidades porque conseguimos despertar nas mulheres a preocupação com o seu corpo. Realizar o autoexame também é importante, pois quanto mais cedo detectar o tumor, maiores a chances de se obter a cura. O rastreamento é através do exame de mamografia na faixa etária prioritária que vai dos 50 aos 69 anos, podendo ser solicitadas por médico ou enfermeiro (Ministério da Saúde/INCA) em todas as unidades de saúde do município. Na etapa inicial da doença, a probabilidade de cura é de 95%. Além disso, é importante ter hábitos saudáveis, fazer atividade física regularmente, não fumar, ingerir pouca bebida alcoólica e ter uma alimentação equilibrada evitando alimentos gordurosos”, destaca a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Enfª Evelise Bender.
O câncer de mama geralmente afeta as mulheres acima dos 35 anos e os principais fatores de risco são: mulher que teve a menstruação precocemente; primeira gravidez após os 30 anos; não ter filhos e menopausa depois dos 50 anos, que é considerada tardia.
O histórico familiar é também um dos principais fatores de risco, principalmente se um ou mais parentes de primeiro grau, como mãe e irmã, tiveram a doença antes dos 50 anos.
O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o propósito de estimular a participação da sociedade no combate ao câncer de mama. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde estarão promovendo ações educativas e exames sem necessidade de agendamento.
Confira a programação:
UBS Santa Helena: 06/10 manhã – Atividades Educativas e solicitações de exames
ESF Licorsul: 16/10 às 14h – Sessão de Cinema educativa
ESF Aparecida: 18/10 – Solicitação de exames, roda de conversa e palestras
ESF Progresso: 19/10 às 15h30 – Palestra na Associação de Moradores
ESF Eucaliptos: 18/10 às 14h – Testes rápidos e atividades educativas no Salão da Comunidade 27/10 – Café com palestra e atividades na Unidade
ESF Conceição: 20/10 manhã – Atividades Educativas
ESF Municipal 22 e 23/10 às 13h30 – Palestra no Salão da Igreja da Comunidade às 13h30
24/10 Palestra na Escola Ulysses às 13h30
ESF Barracão: 25/10 das 17h às 20h – Solicitação de exames e orientações
ESF Zatt: 26/10 – Palestras na Unidade
ESF Ouro Verde: 27/10 às 14h – Testes rápidos e solicitação de exames
27/10 – Praça CEU do bairro Ouro Verde, evento alusivo ao Outubro Rosa. Na ocasião, a equipe de saúde da ESF Ouro Verde juntamente com os acadêmicos da faculdade Cenecista oferecerão às participantes orientações sobre prevenção de Câncer de mama, solicitação de mamografias, realização de testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e sífilis e orientações odontológicas. A escola Mais Bella estará no evento oferecendo serviços de manicure, massagem, escova e corte cabelo a quem desejar. O evento conta com a parceira da Secretaria Municipal de Habitação, Assistência Social e Secretaria de Cultura.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves