A Unidade Materno-Infantil do Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul acaba de ser acreditada internacionalmente. O serviço recebeu uma das mais conceituadas e exigentes distinções da área da saúde do mundo, a QMentum International Accreditation no nível máximo. Em Caxias do Sul, a Unimed é a única empresa da área da saúde a deter esta acreditação, sendo a segunda no Estado – no país, apenas em torno de 100 hospitais estão neste patamar. O programa internacional de certificação QMentum segue a metodologia de acreditação canadense reconhecida pela Health Standards Organization (HSO), maior Aliança Global para desenvolvimento e implantação de padrões de excelência em saúde.
“A metodologia orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança, utilizando critérios globais de validação, diferenciando-se pelo uso de ferramentas específicas de trabalho que permitem a avaliação e a reestruturação também dos processos transversais à assistência”, comenta a consultora de gestão do Complexo Hospitalar Unimed, Cristina Cecatto.
Conforme a QMentum International, este se trata de um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. Aplicada em mais de 35 países, a metodologia orienta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança – com vistas na melhoria contínua dos processos, desde a entrada dos pacientes até a alta.
“Uma acreditação concedida somente após uma criteriosa avaliação, como a que tivemos no Complexo Hospitalar Unimed, que recebeu a visita dos auditores entre os dias 12 e 14 de abril deste ano, reforça ainda mais algo que todos percebemos logo ao entrar no Hospital Unimed: que ele conta com a melhor estrutura em saúde da região e com o trabalho de médicos e demais profissionais altamente qualificados”, afirma o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia.
“É mais um sonho realizado em relação à nossa Unidade Materno-Infantil Unimed”, complementa a diretora-superintendente da Unimed Nordeste-RS, Dra. Dilma Tessari.
“Para mim, acreditar a Materno-Infantil em nível internacional representa o elevado grau de comprometimento com qualidade e segurança da instituição”, diz o coordenador médico do Sistemas de Gestão, Dr. Mauro Bertelli.
Conforme a coordenadora da Unidade Materno-Infantil, Mônica Lopes de Oliveira, o serviço, há mais de um ano, vinha se preparando para este momento.
“O engajamento de todos [corpo clínico e as equipes multiprofissionais] foi fundamental para atingirmos o resultado positivo. Estamos todos de parabéns. Fazer parte de uma equipe comprometida com a qualidade e a segurança é o que nos motiva diariamente a buscar melhores resultados. E essa distinção internacional à Unidade Materno-Infantil reforça ainda mais a melhoria contínua nos processos e na estrutura de excelência que temos”, diz Mônica.
Desde 2007, o Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, desde 2009, detém o título de “Acreditado com Excelência” concedido por essa instituição, que é responsável pela principal metodologia de acreditação no Brasil, aprimorando a gestão, a qualidade e a segurança da assistência nas instituições acreditadas. Além disso, entre outras certificações, em agosto de 2021, recebeu o reconhecimento de distinção do serviço de hemodinâmica nível diamante, conferido pela instituição acreditadora IQG.
A Unidade Materno-Infantil do Complexo Hospitalar Unimed foi inaugurada em dezembro de 2018 e entrou em funcionamento logo depois, no começo de 2019. A estrutura reúne Centro Obstétrico (com setor de parto normal, em que há dois quartos de pré-parto, parto e pós-parto e cinco leitos de observação, e com setor de parto cirúrgico, em que há três salas para as cesáreas e oito leitos de recuperação); UTIs (com 10 leitos individualizados de UTI neonatal, cinco leitos individualizados de UTI pediátrica e cinco leitos de cuidados intermediários); Internação Obstétrica (com 21 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento); e Internação Pediátrica (com 15 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento, além de brinquedoteca).
O Complexo Hospitalar Unimed, que recebe os pacientes em uma estrutura de 42 mil metros quadrados, realiza uma média de 50 mil atendimentos mensais. Hoje, são 240 leitos clínicos e cirúrgicos à disposição dos beneficiários, incluindo os de UTI. Recentemente, a instituição anunciou a ampliação de suas UTIs, que passarão a contar com mais 20 leitos fixos, elevando para 40 o número de leitos de internação intensiva adultos.
Fonte: Adri Silva Comunicação
Foto: Daniel Herrera
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra