Único no Brasil, museu de pequenos veículos é inaugurado em Bento Gonçalves

A partir de agosto, os admiradores de automóveis terão mais um motivo para se encantar: a coleção privada de microcarros do empresário César Cini, incluindo veículos raríssimos como o Zundapp Janos, será aberta para visitação do público. Do acervo de 35 modelos, 27 estarão no espaço de 600m² instalado em Bento Gonçalves (RS), região da Serra Gaúcha – um dos mais belos destinos turísticos do país, origem de vários dos melhores vinhos produzidos no Brasil. O Museu Cini Microcars, único exclusivo de microcarros do Brasil, será mais uma atração para os turistas, sejam eles profundos conhecedores ou interessados em conhecer mais sobre o universo dos pequenos carros.

Empresário do ramo de vidros decorativos, Cini morou na Itália na década de 1990, onde sua paixão pelo antigomobilismo – e, especificamente, por microcarros – aflorou. De volta ao Brasil, começou a amealhar sua coleção. A primeira aquisição foi um Fiat 500, modelo pelo qual se encantou em sua temporada italiana. O segundo microcarro foi um BMW Isetta, veículo fabricado na Alemanha pela BMW sob licença da Isetta italiana. A partir de então, sua esposa começou a acompanhá-lo nos eventos de veículos antigos – mas, agora, cada um com seu próprio exemplar. A curiosidade é que a Isetta foi fabricada também no Brasil (sob licença da fábrica italiana) pelas indústrias Romi, com o nome de Romi Isetta.

Um dos mais conservados e estimados exemplares da coleção de Cini é o Vespa 400, que tem uma história curiosa.  Em 1956, a Piaggio, icônica produtora italiana dos Scooters Vespa, decidiu entrar no negócio de carros. Assim sendo, projetou um veículo pequeno, perfeito para as estreitas ruas da Europa. Mas fez isso justamente na época do lançamento de outro carro do mesmo segmento: o Fiat 500 Nuova (o Cinquecento). Para não entrar em atrito com a família Agnelli, muito influente na Itália e dona da Fiat, a Piaggio decidiu fabricar seu veículo na França. A produção ficou a cargo da ACMA, de Fourchambault, que já fabricava os Scooters da marca. O Vespa 400 saiu de fábrica com um motor de 393 cm³ de cilindrada, dois cilindros, dois tempos, desenvolvendo 20 HP e velocidade máxima de 90 Km/h. Foi vencedor de várias edições do Rally de Monte Carlo. Sua produção foi encerrada em 1961, com produção de 28.000 exemplares.

O exemplar da coleção Cini foi adquirido na Holanda, em 2013, com apenas 9.450 km rodados. Extremamente original, ostenta inclusive a inscrição “Vespa 400” em suas chaves. Em 2017, ganhou o diploma de honra ao mérito por ser o veículo com maior valor histórico do Car Day Brasil concours D’elegance 2017, organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos e pela Federation Internationale des Véhicules Anciens.

Carro parente do avião

Outro destaque que se poderá conhecer visitando a coleção é o veículo alemão KR 201 ROADSTER, numa versão lançada em 24 de junho de 1957, que teve somente 300 unidades produzidas. Sua história começa quando a Alemanha, derrotada na 2ª Guerra Mundial, foi proibida de produzir aviões. Foi então que Fritz Fend (projetista que ajudou a projetar o primeiro jato alemão) sugeriu a Willi Meserschmitt usar sua fábrica para fazer um veículo de 3 rodas.

Em 1952, eles constituíram a sociedade e, apenas um ano depois apresentaram o MESSERSCHMITT Kabinenroller KR 175 no Motor Show de Genebra (Kabinenroller significa “carrinho com cabine” em alemão).

Em 1955, com várias melhorias no design, potência e novos pneus, surgia o modelo KR 200, que venderia 12.000 unidades em seu primeiro ano. Apesar do pequeno motor de 9,9 HP, o carro alcançava 100 Km/h graças ao baixo peso e à sua perfeita aerodinâmica. Adentrar em sua cabine é como embarcar num avião de guerra, com o copiloto sentado atrás (in tandem). O volante de direção assemelha-se a um manche, não negando sua origem aeronáutica.

No total, 40.000 KRs saíram das fábricas em diversos modelos. Porém, a chegada do automóvel Mini Cooper inglês, com capacidade para 4 passageiros, afetou muito as vendas do Messerschmitt, levando ao seu encerramento em 1964. O Mini Cooper, por sinal, é outro carro que estará em exposição no museu.

Pequenas grandes histórias

Os microcarros tiveram grande importância, principalmente, após a 2ª Guerra Mundial. Seja como meio de transporte para feridos de guerra (um dos usos do Messerschmitt), seja por serem mais econômicos em relação aos carros de luxo – permitindo que a população de países com a economia devastada pela guerra pudesse comprar automóveis e, consequentemente, contribuindo para a retomada da produção da indústria automotiva. Iniciativas como a da Cini Microcars Collection ajudam a preservar a grande história destes pequenos veículos. “Sempre que ia aos eventos, recebia pedidos de amigos, visitantes e colecionadores para conhecer a minha coleção, por isso decidi criar o museu”, afirma César Cini. Agora, o público em geral também poderá apreciá-los.

Serviço

Cini Microcars Collection

Abertura: XX de Agosto

Endereço:

Rodovia ERS 444, Km 19,2, s/n, Térreo, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves/RS.

CEP 95711-000.

Contato:

Telefone: 54 3450-0034

www.cinimicrocars.com.br

Instagram: @cini_microcars

E-mail: contato@cinimicrocars.com.br  

Fonte: Cini Microcars Collection / divulgação

Confira imagens da inauguração do Cini Microcars Collection:

Confira a reportagem de inauguração do Cini Microcars Collections:

Fotos: Rádio Difusora

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