Em uma recuperação contínua, o setor de Alimentação Fora do Lar está otimista para um fim de ano com movimento, boas vendas e vagas de trabalho. Dados da última pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que um terço dos estabelecimentos gaúchos querem contratar novos profissionais até dezembro. Além da perspectiva de abertura de vagas, o levantamento aponta que 31% já fez contratações em setembro.
“É o melhor momento em termos de oportunidades de emprego no setor de bares e restaurantes desde o início da pandemia”, celebra João Melo, presidente da Abrasel no RS, que continua, “É a consolidação de uma demanda que vem de alguns meses e deve se estender até o final do ano, quando costumam ter contratações para o movimento natural de novembro e dezembro.”
Entre os fatores que levam os empresários a contratar está a projeção de aumento de demanda devido a eventos como Copa do Mundo, Natal e Reveillôn, que foi apontado por 32% dos entrevistados. Outro motivo indicado é o objetivo de suprir necessidades da empresa (54%). Renovar a equipe (18%), abrir novas filiais (14%) e lançar novos produtos (11%) completam as razões para este momento de aquecimento nos postos de trabalho.
Apesar do momento favorável para contratação, quase todos estabelecimentos (99%) encaram alguma dificuldade para encontrar profissionais. Entre as funções mais procuradas estão auxiliar de cozinha (64%), garçom (46%) e atendente ou cumim (39%). “A carência de mão obra sempre foi crônica e se agravou durante a pandemia, pois muitas pessoas encontraram outro setor para trabalhar ou resolveram investir em um empreendimento”, sublinha o presidente da Abrasel no RS.
Além das contratações, a pesquisa destaca bom desempenho dos bares e restaurantes gaúchos com quase metade dos estabelecimentos fechando agosto com lucro, 29% em equilíbrio e 27% registrando prejuízo.
“O setor vem buscando uma recuperação, que tem sido contínua. Durante junho e julho houve um aumento de custos forte. E nos últimos 3 meses, o Brasil vem tendo uma deflação e isso impacta positivamente nos bares e restaurantes, consolida o setor, cresce a margem de lucro e provoca novas contratações para atender as demandas”, analisa João Melo.
Dados da pesquisa:
– 33% das empresas pretendem contratar novos funcionários até dezembro. Outras 62% esperam manter o quadro de empregados atual e apenas 5% têm a intenção de demitir funcionários no período.
-32% querem reforçar o time prevendo aumento de demanda. 54% querem contratar para suprir necessidades atuais da empresa, 18% para renovar equipe, 14% para abrir novas filiais, 11% para lançar novos produtos/serviços e 4% para mudar o modelo de negócios. (*permitidas múltiplas respostas)
– 31% dizem ter contratados funcionários em setembro.
– 99% dos estabelecimentos que pretendem contratar encaram algum grau de dificuldade para encontrar profissionais. Numa escala de 0 a 5, o maior empecilho elencado foram encontrar auxiliar de cozinha (3,72), garçom (3,23) e atendente ou cumim (3,27).
– As funções mais procuradas por quem pretende contratar: auxiliar de cozinha (64%), garçom (46%), atendente ou cumim (39%), cozinheiro (32%), gerente (18%) e atendente à distância (7%).
– 44% dos estabelecimentos gaúchos tiveram lucro em agosto. 27% trabalharam com prejuízo e 29% ficaram em equilíbrio.
– Dos 94% que estão no Simples Nacional, 37% têm parcelas do Simples em atraso. O número é menor do que o apurado em agosto (46%) e junho (38%) e maior do que o apurado em julho (34%)
Fonte e fotos: Abrasel
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira