Foi realizada em Pinto Bandeira, nesta sexta-feira, 3, a última reunião de trabalho do ano de 2018, envolvendo os prefeitos da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste). Foi a primeira vez em que os gestores estiveram neste município para um encontro mensal. A Amesne é composta por 35 municípios e o anfitrião foi o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari.
Na pauta o tema “Cidades inteligentes , tecnologias nos sistemas urbanos centradas nas pessoas e no bem estar”, com o professor Tan Yigitcanlar, da Austrália, já que foi este o objetivo da recente missão técnica nos Estados Unidos.
Outra pauta que continua intrigando os prefeitos é a realização de cirurgias de alta complexidade em traumatologia, especialmente após recente reunião em Caxias do Sul, com o prefeito Daniel Guerra, na busca de que o Hospital Pompéia, se torne referência para cirurgias eletivas de traumato-ortopedia também nas regiões dos Vinhedos e Basalto. Os Hospitais Virvi Ramos, de Caxias, e São Carlos, de Farroupilha, também são cogitados.
Chegou-se a cogitar o Hospital Tacchini para absorver a demanda, através de um co-financiamento dos municípios envolvidos, o que não evoluiu em virtude da necessidade de credenciamento junto ao Ministério da Saúde.
Uma reunião dia 10 de dezembro, com gestores do Virvi Ramos, marca a sequência da discussão.
A discussão das áreas edificadas e não edificadas ao longo da BR 470 também pautou a reunião de trabalho. Os prefeitos terão em dezembro um evento de encerramento, um jantar festivo, marcando o ano de trabalho, como habitualmente é realizado pela associação.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Dom José Gislon – Para fazer resplandecer o espírito do Natal!
Consulta Popular divulga as quatro prioridades eleitas na Serra
UCS Bento entra em 2025 com novo curso de Administração