UFRGS sedia a próxima fase da 1ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

Mais de 500 estudantes foram classificados para a etapa regional, que acontece dia 5 de outubro

A UFRGS sediará, em outubro, a segunda fase da 1ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), que premiará os medalhistas regionais da competição. A Olimpíada é dividida em três etapas: uma local, outra estadual e uma terceira nacional. A segunda e a terceira etapa se realizarão na UFRGS nos dias 5 de outubro e 9 de novembro, respectivamente.

Em 2012, na Universidade Federal do Paraná, iniciou-se um programa de extensão destinado a trabalhar a Educação Financeira com crianças do 1º ano até o 5º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa inspirou a Olimpíada Paraibana de Educação Financeira, que já contou com duas edições e é a origem da OBEF, realizada pela primeira vez neste ano. Ao todo, foram 38.164 inscritos em vários estados.

A primeira fase da OBEF contou, no Rio Grande do Sul, com a participação de 25 escolas e mais de 2.900 alunos, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que fizeram uma prova com questões sobre educação financeira. Foram classificados para a segunda fase 588 estudantes do RS. A coordenação da Olimpíada no Estado (https://www.ufrgs.br/fce/obef/) é da professora Wendy Haddad Carraro, da Faculdade de Ciências Contábeis (FCE).

A coordenadora acredita que a educação financeira ensina o gasto consciente do dinheiro, bem como a sua valorização. “Precisamos que as pessoas estejam atentas a isso desde pequenas, e a OBEF é uma ótima oportunidade de trabalhar esses conceitos com os estudantes”, afirma.

A segunda fase ocorrerá no dia 5 de outubro, das 9h às 12h, na Escola de Engenharia (Av. Osvaldo Aranha, 99 – Campus Centro). A terceira e última fase acontecerá no dia 9 de novembro, e a entrega das medalhas para os primeiros colocados no ranking nacional será em 22 de novembro.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – UFRGS

error: Conteúdo Protegido