Prazo de acesso ao Portal do Candidato para envio de documentação começa terça-feira, dia 12, às 9 horas
A UFRGS divulgou o Listão de classificados no Concurso Vestibular 2024. Os candidatos podem conferir a relação completa no site vestibular.ufrgs.br, onde está apresentada a posição geral. Os listados devem providenciar a documentação exigida para a ocupação da vaga de graduação, conforme a modalidade de ingresso. A documentação obrigatória, relacionada no Manual do Candidato, deve ser encaminhada, via Portal do Candidato, entre 9h do dia 12 de dezembro, terça-feira, e 23h59 de 18 de dezembro, segunda-feira. O boletim de desempenho estará disponível também no Portal do Candidato, a partir das 18 horas desta segunda-feira.
Candidatos não convocados no Listão devem ficar atentos aos chamamentos para vagas remanescentes, que começam a ser publicados a partir de 19 de dezembro. Reforçando que, para o Vestibular UFRGS, não há necessidade de inscrição em lista de espera. A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) reforça, ainda, que os candidatos eliminados na fase de pré-classificação [os critérios estão no item 7 do Edital] não têm a sua Redação corrigida.
Excepcionalmente, o candidato que concluiu o Ensino Médio no ano letivo de 2023 e que, no momento do envio da documentação, não tiver o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou do Histórico Escolar completo do Ensino Médio deverá enviar, em caráter provisório, a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio, devidamente preenchida e assinada pela Instituição de Ensino em que concluiu o Ensino Médio, conforme o modelo disponível no Manual do Candidato (página 79). O candidato que postar a declaração provisória deverá enviar posteriormente, no Portal do Candidato, o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio. Durante a etapa de avaliação acadêmica, haverá a necessidade de complementar a informação, e o envio desses documentos deve ser feito dentro desse prazo.
Para classificados para o primeiro semestre (2024/1), as aulas iniciarão dia 18 de março. Já os classificados em 2024/2 terão aulas a partir do dia 12 de agosto.
Como funciona a primeira etapa da matrícula
O processo de matrícula de graduação na UFRGS é feito em duas etapas. A primeira fase é realizada com o envio dos documentos obrigatórios pelo Portal do Candidato. Entre os dias 12 de dezembro (a partir das 9 horas) e 18 de dezembro (até as 23h59), os ingressantes anexam, nas abas correspondentes, toda a documentação exigida para a sua modalidade de ingresso, em forma de arquivos digitalizados [confira aqui um tutorial]. Esses arquivos devem estar legíveis, em boa qualidade, sem cortes ou rasuras, possuir no máximo 5 MB de tamanho e estar nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. É possível utilizar scanner ou um telefone celular (com boa resolução de câmera) para as digitalizações.
Há um bloco de documentos que é obrigatório para TODOS os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. São eles:
- Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio: os dois documentos podem estar em uma mesma folha, e o histórico precisa conter carga horária e componente curricular, ou seja, número de horas cursadas e descrição das disciplinas. Também é necessário que esteja assinado pela autoridade competente. Os documentos também são obrigatórios até para o candidato que já possui um curso superior. Em caso de candidato que tenha concluído o Ensino Médio no exterior, é necessária a apresentação de Declaração de Equivalência de Estudos.
Excepcionalmente, o candidato que concluiu o Ensino Médio no ano letivo de 2023 e que, no momento do envio da documentação, não tiver o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou do Histórico Escolar completo do Ensino Médio deverá enviar, em caráter provisório, a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio, devidamente preenchida e assinada pela Instituição de Ensino em que concluiu o Ensino Médio, conforme o modelo disponível no Manual do Candidato (página 79). O candidato que postar a declaração provisória deverá enviar posteriormente, no Portal do Candidato, o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio. Durante a etapa de avaliação acadêmica, haverá a necessidade de complementar a informação, e o envio desses documentos deve ser feito dentro desse prazo.
- Documento de identificação atualizado, que contenha fotografia clara do candidato e esteja em bom estado de conservação. Os órgãos expedidores validados estão descritos no edital do processo seletivo, mas são válidos RG, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e documentos expedidos por Ordens e Conselhos Profissionais e Forças Armadas, entre outros. Documentos como TRI ou Carteira de Estudante, por exemplo, não são válidos nesse caso;
- Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Este formulário será preenchido digitalmente no Portal do Candidato. O participante que marcar que ocupa uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior neste formulário terá o prazo de até cinco dias úteis após a matrícula de calouros (segunda etapa) para se desvincular de um dos cursos.
Além desses documentos, aqueles que ingressam nas vagas de Ações Afirmativas (cotas – L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. Os documentos necessários para cada caso estão relacionados no Manual do Candidato ou no Portal Ingresso. Desse grupo, os candidatos com verificação da autodeclaração racial (L2, L4, L10, L14) precisam acompanhar as convocações para a etapa presencial de verificação. O participante deve acompanhar o site ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao e comparecer na data para a qual for convocado. A primeira listagem de convocação para as sessões presenciais será publicada em 27 de dezembro, com comparecimento entre os dias 3 e 5 de janeiro. As datas das listagens seguintes estão no Manual do Candidato.
Veja as respostas às principais dúvidas no Portal Ingresso
O ingressante deve ficar atento ao prazo informado para a postagem dos documentos no Portal do Candidato, pois o serviço de envio de documentação é interrompido às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de dezembro. O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. Ao finalizar o processo, com o envio para análise, o ingressante receberá um comprovante informando que o processo foi finalizado. O não envio dos documentos nesta etapa leva à perda da vaga.
Depois do envio de documentos
Após a confirmação do envio, o ingressante deve seguir acompanhando a análise da documentação pelo Portal do Candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, às vésperas do início do semestre de ingresso. A homologação é comunicada por meio do próprio Portal do Candidato. A segunda etapa de matrícula (matrícula de calouros) será realizada de acordo com o semestre de ingresso do candidato: entre 5 e 6 de março, para 2024/1; e nos dias 29 e 30 de julho, para 2024/2. As demais datas, como o início das aulas, estão disponíveis no Calendário Acadêmico.
>>> Canais para o Atendimento de dúvidas <<<
Para auxílio no processo de envio, os candidatos podem procurar os atendimentos online ou presencial:
Contatos
– Site: https://www.ufrgs.br/ingresso
– E-mail: ingresso@ufrgs.br (respondido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
– Telefone: 51.3308.4800 (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
– Portal do Candidato: Tutorial para envio da documentação
O atendimento presencial para candidatos em processo de ingresso nos cursos de graduação da Universidade funciona das 9h às 17h (sem fechamento para almoço), de segunda a sexta-feira, no Anexo 1 da Reitoria, no Campus Centro, na Avenida Paulo Gama, 110, próximo à Sala Redenção – Cinema Universitário, em Porto Alegre. No local, os interessados podem conversar e tirar dúvidas sobre a documentação necessária para o ingresso.
Há ainda o atendimento virtual via MConf: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-1 nos seguintes dias e horários: segunda-feira e quarta-feira, das 14h às 17h; e terça-feira e quinta-feira, das 9h às 12h. Não é necessário agendamento.
Vagas remanescentes
Os candidatos aprovados e não selecionados no Listão continuam concorrendo às vagas remanescentes. Pelo Vestibular, não há necessidade de inscrição em lista de espera, pois todos aqueles que não foram eliminados (veja os critérios de eliminação no item 7 do Edital) estão automaticamente aptos para os chamamentos seguintes. O ordenamento, com a classificação dos candidatos, será atualizado posteriormente no site de Divulgação de Dados de Chamamentos.
As chamadas para as vagas remanescentes na UFRGS estão programadas para os dias 19 e 27 de dezembro, além de 4 de janeiro, com possibilidade de novas datas, de acordo com a disponibilidade de vagas. Os editais de chamamento serão publicados na página própria da Pró-Reitoria de Graduação, com divulgação no Portal da UFRGS. A Confirmação de Interesse poderá ser solicitada posteriormente, com andamento dos chamamentos.
Links importantes:
- Portal Ingresso
- Portal do Candidato
- Manual do Candidato 2024
- Edital do Vestibular 2024
- Site do Vestibular
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA – UFRGS
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