Universidade muda a concepção da prova de Literatura e inclui Hamlet, de Shakespeare, na relação de obras
A UFRGS divulgou hoje, 11 de abril, a lista de leituras obrigatórias para o Vestibular 2019. Foram incluídas quatro obras em substituição aos textos de Fernando Pessoa, Machado de Assis, Aluisio Azevedo e Pe. Antônio Vieira que figuraram na relação por três anos. A principal novidade para 2019 é a inclusão de “Hamlet”, de William Shakespeare, marcando uma mudança importante na concepção da prova. Além de Shakespeare, entraram na lista a poetisa portuguesa Florbela Espanca e a escritora brasileira Maria Firmina dos Reis, além do livro “Papeis avulsos”, de Machado de Assis.
A professora do Instituto de Letras Márcia Ivana de Lima e Silva explica que até o último Vestibular a UFRGS fazia uma prova de Literatura de Língua Portuguesa, mas, a partir da edição de 2019, optou por denominar Literatura em Língua Portuguesa. A mudança possibilita a inclusão de traduções de autores e de obras relevantes, ampliando o repertório dos candidatos. Segundo Márcia Ivana, o texto de Shakespeare que dá início a esta nova fase é uma referência não só na Literatura, mas também em outras áreas, como Direito, História e Ciências Sociais. “Shakespeare é um autor canônico, lido no mundo todo, e também já é trabalhado por várias escolas brasileiras de Ensino Médio”, afirma a professora.
Valorizando as autoras, a lista inclui mais duas mulheres: Florbela Espanca e Maria Firmina dos Reis, ambas nascidas no século XIX. Pouco conhecidas na sua época, estas autoras são o exemplo de que as mulheres escrevem há muito tempo, mas são pouco publicadas fora do circuito. Maria Firmina dos Reis, natural do Maranhão, soma-se a outras duas escritoras mulheres brasileiras que já constavam na lista – Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector – com seu romance de estreia “Úrsula”, publicado em 1859, em que faz uma crítica pioneira à escravidão no Brasil.
Confira a seguir a lista completa das leituras obrigatórias do Vestibular 2019 (também disponível no site http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/vestibular-2019)
1 – FLORBELA ESPANCA – Poemas: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!.; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.
2 – MACHADO DE ASSIS – Papeis avulsos
3 – MARIA FIRMINA DOS REIS – Úrsula
4 – WILLIAM SHAKESPEARE – Hamlet
5 – VALTER HUGO MÃE – A máquina de fazer espanhóis
6 – CAROLINA MARIA DE JESUS – Quarto de despejo: diário de uma favelada
7 – ELIS & TOM – Álbum/Disco de 1974
8 – MICHEL LAUB – Diário da queda
9 – ERICO VERISSIMO – O Continente
10 – CHICO BUARQUE E PAULO PONTES – Gota d’Água
11 – CAIO FERNANDO ABREU – Morangos Mofados
12 – CLARICE LISPECTOR – A Hora da Estrela
Fonte: UFRGS
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento