Uergs promove formação de docentes para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) promoverá a 4ª edição do curso voltado ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes para docentes que atuam na Educação Básica. Ele será coordenado pelas professoras Cassiane da Costa e Martha Narvaz.

As inscrições ainda serão abertas. A oferta será para professores das escolas de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As atividades terão duração de cerca de três meses, e serão realizadas de forma online. O curso está sendo montado de acordo com as demandas específicas da CRE.

“A educação é o caminho para a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Temos uma longa caminhada a ser feita no Brasil. Ela passa pelo investimento em educação sexual, criação de leis e protocolos específicos, formação de profissionais, entre outras ações”, destaca Cassiane.

Martha, que também atua no mestrado em Educação e em outros projetos da universidade ligados ao tema afirma que a Uergs está comprometida com as diversas formas de enfrentamento às violências contra as crianças e os adolescentes. “São desenvolvidos vários projetos que buscam contribuir com a identificação, denúncia e, sobretudo, com a prevenção dos casos de abuso e exploração sexual que acometem, em especial, as meninas em nossa sociedade”, acrescenta.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de maio e chama a atenção para a importância da defesa dos direitos da criança e do adolescente, uma responsabilidade de toda a sociedade. As escolas e universidades têm um papel fundamental na promoção de ações de conscientização e prevenção.

Histórico do curso

A primeira edição da formação promovida pela Uergs foi uma proposta binacional. Envolvendo profissionais do Uruguai, teve mais de 200 participantes dos dois países. Ela foi coordenada pelo professor Marco Aurélio Rodrigues, da Uergs Santana do Livramento e contou com a colaboração de especialistas da Universidade Federal do Pampa, da Universidad de la Republica Uruguay, da Universidade Federal do Rio Grande, da 19ª Coordenadoria Regional de Educação e do Centro Regional de Professores del Norte UY.

A partir da segunda edição, o curso passou a ser coordenado pela professora Cassiane da Costa e, em razão da oferta remota, foi possível receber inscrições de professores de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Já a terceira edição, também em formato remoto e realizado em parceria com a prefeitura de Santana do Livramento, permitiu a participação de profissionais das áreas da saúde e de assistência social.

Nessa última edição, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para o enfretamento da violência sexual contra crianças. A partir dos debates, foi elaborada uma proposta de anteprojeto de lei de iniciativa popular que dispõe sobre o Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do município de Santana do Livramento. O projeto foi aprovado pela câmara de vereadores e aguarda a sanção da prefeita.

Publicações

Com atuação dedicada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a professora Cassiane é autora do livro Se é fronteira da paz, não é para elas: violência contra mulheres e meninas em Santana do Livramento/BR e Rivera/UY. A publicação pode ser baixada gratuitamente.

Link para baixar o livro

Cassiane também assina, em conjunto com outras pesquisadoras, o artigo intitulado Política educacional de enfrentamento à violência sexual: a experiência uruguaia e as possibilidades para avançar no Brasil, publicado na Revista Diversidade e Educação, em 2020.

Link para baixar o artigo

Texto: Ascom Uergs
Edição: Secom

 

error: Conteúdo Protegido