A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) completa 16 anos de fundação na segunda-feira (10) e comemora uma importante conquista: a autorização, pelo Governo do Estado, para a contratação de professores substitutos para os docentes que estão em licença, aposentados ou que pediram demissão. O processo seletivo está sendo organizado e em breve será publicado o edital de seleção dos professores temporários, que deverão ingressar na Universidade no próximo semestre.
De acordo com a reitora, Arisa Araujo da Luz, essa é uma conquista significativa, mas a Universidade ainda continua lutando pela autorização para reposição automática de professores sempre que houver vaga, o que reforça a autonomia universitária.
A Uergs vive um momento de expansão, com a ampliação da oferta regular de cursos de especialização a cada semestre, a crescente ocupação das vagas em cursos de graduação e a grande procura pelos cursos de mestrado. Está sendo finalizado o processo de seleção do Mestrado em Educação, o segundo aberto pela Uergs, ofertado na Unidade em Osório, e que recebeu mais de 450 inscrições para 16 vagas. Nessa semana, foi lançado o edital de seleção para o Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, da Unidade em São Francisco de Paula.
“A procura pelos cursos de pós-graduação Stricto sensu demonstram a importância de termos outros mestrados públicos, principalmente na área da Educação”, disse a reitora, que salienta que as parcerias com outras instituições, em todas as regiões onde a Universidade está presente, são fundamentais para a oferta de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Homenagens
A Uergs será homenageada pela Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira (13) no espaço do Grande Expediente. A sessão, proposta pelo deputado Catarina Paladini (PSB), terá início às 14h e acontecerá no Plenário 20 de Setembro, reunindo, além dos parlamentares, a comunidade universitária, prefeitos e vereadores das cidades onde a Uergs está presente e representantes das instituições parceiras da Universidade.
Ao longo da semana, também ocorrerão homenagens nas câmaras de vereadores dos municípios que possuem unidades. Na segunda-feira (10), Arisa ocupará a tribuna da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga.
Fonte: Uergs
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor