Além de permitir a qualificação acadêmica, estrutura vai fomentar a produção e o turismo vitivinícola regional
Recentemente avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de tecnologia em Viticultura e Enologia da Universidade de Caxias do Sul ganhará um novo aporte estrutural nos próximos meses. A UCS e a Prefeitura de Flores da Cunha alinham a implantação de uma microvinícola no Parque da Vindima Eloy Kunz, com a proposta de tornar o município maior produtor de vinhos do Brasil também uma referência em formação e inovação no setor.
Idealizado ainda em 2024, o projeto avançou uma etapa na semana passada, em reunião entre o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian. Entre as definições, a de dar início às obras e adequações necessárias já neste segundo semestre para possibilitar a inauguração da microvinícola entre fevereiro e março de 2026, provavelmente durante a 16ª Festa Nacional da Vindima.
“Nossa parceria com a prefeitura, o empresariado e a comunidade de Flores da Cunha já é antiga. Exemplo disso foi a instalação, em 2004, da Escola de Gastronomia da UCS junto ao Parque da Vindima. Agora, essa nova iniciativa conjunta nos permite contribuir com a qualificação acadêmica, por meio da vivência direta dos estudantes com o processo vitivinícola local, processo esse que ganha ainda mais em capacitação profissional”, destaca o reitor.
A microvinícola também terá viés turístico: o processo de vinificação será realizado ao longo de cada ano, uma vez por mês, criando a oportunidade para que a comunidade e os turistas acompanhem as etapas da produção do vinho. “Além de valorizar o conhecimento técnico e acadêmico, a iniciativa busca integrar educação, cultura e turismo em um só espaço, aproveitando o potencial simbólico e estrutural do Parque da Vindima”, observa o prefeito florense.
Primeira turma já formada
O curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia da Universidade de Caxias do Sul foi lançado em agosto de 2023, em evento no Centro Empresarial de Flores da Cunha, e em março deste ano formou sua primeira turma. Os 13 formandos passaram por uma trajetória formativa que capacitou ao planejamento, operacionalização e estratégia de gestão para empreendimentos do setor vitivinícola. A segunda turma já está em andamento. “É um curso no qual os alunos vivenciam práticas de vinificação, de elaboração de vinho, que só ocorrem no verão. A entrada anual permite coincidir as disciplinas relativas com a safra da uva”, explica a coordenadora da graduação, professora Bruna Dachery.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Foto: Gabriel Campos/Divulgação
Receita da Sorte vai distribuir mais de R$ 790 mil em prêmios durante o mês de julho
Deputado Pasin solicita ação imediata para recuperar trecho crítico da ERS-431
Conferência dos Povos Tradicionais de Matriz Africana acontece no dia 5 de julho, na Fundação Casa das Artes