Evento gratuito abordará temas que impactam aprendizado de crianças e adolescentes, como o uso excessivo de telas, em apoio aos educadores para um cuidado integral
Em sua sexta edição, a Jornada de Saúde Mental na Escola abre espaço para olhares e reflexões sobre temas que impactam o aprendizado de crianças e adolescentes, visando apoiar os educadores na construção de práticas pedagógicas de cuidado integral. O evento gratuito ocorre na quinta-feira, 9 de outubro, das 8h30min às 17h30min, no UCS Teatro.
Entre as abordagens estarão o uso excessivo de telas, as tecnologias, o cansaço e a medicalização da educação. Ainda estará em pauta a motivação para viver melhor em tempos de mudanças. Os palestrantes são especialistas de áreas como educação, neurociência, pedagogia, psicologia, neurologia, psiquiatria e tecnologias.
Clique para conferir a programação completa e realizar sua inscrição – as vagas são limitadas.
Temas que afetam a saúde mental nas escolas têm sido pauta frequente da Rede de Apoio à Escola de Caxias do Sul (RAE), coletivo integrado por diversos segmentos da comunidade, conforme explica a promotora de Justiça Regional do município Simone Martini. “Para esta edição da Jornada, o impacto do uso excessivo de telas em crianças e adolescentes foi o tema escolhido para dialogar acerca do papel da escola como agente de proteção. Trabalhamos com a comunidade escolar temas sensíveis e atuais, buscando levar ao público infantojuvenil e respectivos responsáveis conhecimento não somente sobre o letramento digital, mas referente às formas de prevenção a riscos e violência virtuais e à preservação da saúde mental ante o excesso de informações a que estamos sendo submetidos”, contextualiza.
São promotores do evento o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (PREDUC Caxias, PREDUC Santa Maria e Setor de Psicologia da Promotoria de Justiça de Caxias do Sul); Rede de Apoio à escola de Caxias do Sul; a Universidade de Caxias do Sul, através da Área do Conhecimento de Humanidades; a UNIFTEC; o Sindicato do Ensino Privado; o Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul; o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caxias do Sul; o Núcleo Restaurativo de Caxias do Sul; a 4ª Coordenadoria Regional de Educação; o Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul; os Conselhos Tutelares de Caxias do Sul; as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Segurança e Proteção Social de Caxias do Sul; e a Fundação de Assistência Social.
Foto: Freepik
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Dom José Gislon – “Cuidar de si, do próximo e da casa comum”
Diocese de Caxias do Sul estréia série de vídeos com reflexões dominicais com os candidatos da Escola Diaconal São Filipe
Policiais descobrem laboratório de falsificação de bebidas no DF