Em celebração aos 25 anos do comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica, programação entre 15 de março e 7 de junho aborda os eventos climáticos extremos, a segurança hídrica e a governança das águas
A Universidade de Caxias do Sul sedia no Campus-Sede, em Caxias do Sul, o 1º Fórum Técnico-Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas a partir desta sexta-feira, 15 de março, até 7 de junho. Com o tema Eventos Climáticos Extremos, Segurança Hídrica e a Governança das Águas, o evento vai reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que atuam e desenvolvem projetos nesses segmentos.
O Fórum propõe o diálogo e a capacitação, com foco nos aspectos relevantes decorrentes de eventos climáticos extremos, em segurança hídrica e suas interfaces com a sustentabilidade e a gestão dos recursos hídricos. Também será oportunidade para discussão dos compromissos e das responsabilidades dos entes dos Sistemas de Recursos Hídricos, usuários, população e Poder Público, visando à disponibilidade de água em quantidade e com qualidade para os diferentes usos demandados pela sociedade.
O lançamento da programação, dia 15, ocorre a partir das 9h na Sala Sincontec, no Bloco J. As atividades, presenciais e on-line, incluem painéis sobre modelagem de eventos climáticos extremos e gestão de eventos extremos nas bacias hidrográficas, reuniões e apresentação de trabalhos (que podem ser submetidos até 15 de maio). Confira a programação completa e aberta ao público e realize sua inscrição a partir deste link.
O Fórum, que celebra os 25 anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, será realizado pelo Comitê de forma compartilhada com Universidade de Caxias do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale Taquari, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER RS) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Caxias do Sul.
UCS no Comitê
Integrando os sistemas nacional e estadual de gerenciamento de recursos hídricos, os comitês de bacias hidrográficas são unidades de planejamento e gestão, órgãos colegiados compostos por entidades que representam a população e usuários da água em suas áreas de abrangência. A bacia Taquari-Antas, na região hidrográfica do Guaíba, abrange 119 municípios em uma área territorial de 26.415 m2. Seu comitê, fundado em 1998, reúne universidades como a UCS, que presta suporte a essa atuação desde o início do grupo – com atividades operacionalizadas pela Assessoria de Desenvolvimento Regional e participação ativa em cargos de presidência, vice-presidência ou secretaria-executiva.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor