Em celebração aos 25 anos do comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica, programação entre 15 de março e 7 de junho aborda os eventos climáticos extremos, a segurança hídrica e a governança das águas
A Universidade de Caxias do Sul sedia no Campus-Sede, em Caxias do Sul, o 1º Fórum Técnico-Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas a partir desta sexta-feira, 15 de março, até 7 de junho. Com o tema Eventos Climáticos Extremos, Segurança Hídrica e a Governança das Águas, o evento vai reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que atuam e desenvolvem projetos nesses segmentos.
O Fórum propõe o diálogo e a capacitação, com foco nos aspectos relevantes decorrentes de eventos climáticos extremos, em segurança hídrica e suas interfaces com a sustentabilidade e a gestão dos recursos hídricos. Também será oportunidade para discussão dos compromissos e das responsabilidades dos entes dos Sistemas de Recursos Hídricos, usuários, população e Poder Público, visando à disponibilidade de água em quantidade e com qualidade para os diferentes usos demandados pela sociedade.
O lançamento da programação, dia 15, ocorre a partir das 9h na Sala Sincontec, no Bloco J. As atividades, presenciais e on-line, incluem painéis sobre modelagem de eventos climáticos extremos e gestão de eventos extremos nas bacias hidrográficas, reuniões e apresentação de trabalhos (que podem ser submetidos até 15 de maio). Confira a programação completa e aberta ao público e realize sua inscrição a partir deste link.
O Fórum, que celebra os 25 anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, será realizado pelo Comitê de forma compartilhada com Universidade de Caxias do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale Taquari, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER RS) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Caxias do Sul.
UCS no Comitê
Integrando os sistemas nacional e estadual de gerenciamento de recursos hídricos, os comitês de bacias hidrográficas são unidades de planejamento e gestão, órgãos colegiados compostos por entidades que representam a população e usuários da água em suas áreas de abrangência. A bacia Taquari-Antas, na região hidrográfica do Guaíba, abrange 119 municípios em uma área territorial de 26.415 m2. Seu comitê, fundado em 1998, reúne universidades como a UCS, que presta suporte a essa atuação desde o início do grupo – com atividades operacionalizadas pela Assessoria de Desenvolvimento Regional e participação ativa em cargos de presidência, vice-presidência ou secretaria-executiva.
Daer prorroga autorizações de trânsito para veículos de carga no RS
Recursos da coleta da Campanha da Fraternidade dão sustento às ações da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul
Secretaria de Segurança de Bento realiza visitas nas escolas