De 14 a 20 de maio, os museus brasileiros irão desenvolver uma programação especial para comemorar o Dia Internacional dos Museus com a finalidade de aproximar o museu de seus diferentes públicos, com a realização de ações que divulguem seu papel social. Essas ações são responsáveis por um significativo aumento de público: durante a semana comemorativa, a média de visitantes dos museus participantes sobe aproximadamente 80%.
Neste ano, os museus de Caxias do Sul se unem para realizar uma ação em conjunto. A ideia é oportunizar e construir conjuntamente com as escolas das redes públicas e privadas de Caxias do Sul momentos de aproximação com as instituições culturais do município. Ao todo, 10 espaços, entre eles museus e institutos, promovem a conexão entre os patrimônios oficiais presentes nos museus e institutos, e os patrimônios pessoais, escolares e comunitários.
Como preparação para a Semana, o Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS) desenvolve uma ação com escolas dentro do projeto “Caxias do Sul: lugares de memória e conexões possíveis”. Elaborado em conjunto com instituições de memória da cidade, o projeto é endereçado a escolas municipais e estaduais. Ao todo, inscreveram-se 20 escolas, que terão seus projetos acompanhados pelas instituições envolvidas na programação da Semana.
O IMHC/UCS ficou responsável por atuar com a Escola Municipal Leonel Brizola e com a Escola Estadual Kalil Sehbe. Os trabalhos com os alunos tratam do registro de memória e escrita da história da escola ou da comunidade na qual ela está inserida.
O Instituto recebeu os estudantes da Escola Leonel Brizola, localizada no Campus-Sede da Universidade. “Como o projeto é criar um espaço que conte a história da escola, nós trabalhamos com os alunos como se realiza essa narrativa, utilizando como exemplo o trabalho da cronologia e levantamento documental para o encarte e o livro dos 50 anos da UCS”, explica o diretor do IMHC/UCS, professor Anthony Beux Tessari. Ele explica que serão realizadas visitas à escola entre abril e maio para acompanhar e assessorar o desenvolvimento do projeto. Na sexta-feira, 27, foram recebidos no IMHC/UCS os estudantes da Escola Estadual Kalil Sehbe.
Entre os dias 14 e 20 de maio, na Semana dos Museus, os alunos farão a apresentação dos trabalhos. O evento de encerramento do projeto em âmbito municipal está marcado para o dia 18 de maio.
Fonte: UCS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves