V Simpósio Internacional e XIII Fórum de Estudos Ítalo Brasileiro ocorrem de forma on-line, e as inscrições são gratuitas
Com o intuito de comemorar a presença dos italianos na região e promover trocas culturais, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) realiza até o dia 9 de junho o V Simpósio Internacional e XIII Fórum de Estudos Ítalo Brasileiro. A primeira edição do Fórum ocorreu em 1975 — ano do centenário da imigração italiana no sul do Brasil — e, desde então, o evento vem sendo realizado a cada cinco anos, tendo sua primeira edição on- line em 2021.
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros reconhecidos internacionalmente estarão reunidos para discutir temas como imigração, cidade e patrimônio, relações interétnicas, estudos de memória e a contribuição da imigração na economia, na política e na educação da região. A programação inclui oficinas, seminários, mesas-redondas, lançamentos de livros e a apresentação do documentário Dal Lanificio Rossi al Vale del Profondo: Galópolis, una Nova Schio nel Rio Grande do Sul, que narra a história do processo imigratório na região de colonização italiana no Rio Grande do Sul.
Os coordenadores do Simpósio e do Fórum, professora Vania Beatriz Merlotti Herédia e professor Roberto Radünz, explicam que o evento busca apresentar um balanço historiográfico de tudo o que foi pesquisado e produzido sobre a imigração italiana no Sul do Brasil durante os últimos anos. “Ao sediar este evento, a UCS honra a imigração italiana que desde sempre esteve presente na nossa sociedade, deixando marcas visíveis sobre sua influência na região”, observa Vania.
O V Simpósio Internacional e XIII Fórum de Estudos Ítalo- Brasileiro serão desenvolvidos de forma on-line, através das plataformas YouTube e Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de junho. Mais informações no link bit.ly/ItaliaUCS.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UCS
Fotos: Aldo Toniazzo e Ary Trentin/IMHC/UCS / Divulgação
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais
Jovens da Região Pastoral de Garibaldi preparam peregrinação no Jubileu da Esperança 2025
Vencedora do concurso cultural do Tacchimed retira Iphone 16