V Simpósio Internacional e XIII Fórum de Estudos Ítalo Brasileiro ocorrem de forma on-line, e as inscrições são gratuitas
Com o intuito de comemorar a presença dos italianos na região e promover trocas culturais, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) realiza até o dia 9 de junho o V Simpósio Internacional e XIII Fórum de Estudos Ítalo Brasileiro. A primeira edição do Fórum ocorreu em 1975 — ano do centenário da imigração italiana no sul do Brasil — e, desde então, o evento vem sendo realizado a cada cinco anos, tendo sua primeira edição on- line em 2021.
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros reconhecidos internacionalmente estarão reunidos para discutir temas como imigração, cidade e patrimônio, relações interétnicas, estudos de memória e a contribuição da imigração na economia, na política e na educação da região. A programação inclui oficinas, seminários, mesas-redondas, lançamentos de livros e a apresentação do documentário Dal Lanificio Rossi al Vale del Profondo: Galópolis, una Nova Schio nel Rio Grande do Sul, que narra a história do processo imigratório na região de colonização italiana no Rio Grande do Sul.
Os coordenadores do Simpósio e do Fórum, professora Vania Beatriz Merlotti Herédia e professor Roberto Radünz, explicam que o evento busca apresentar um balanço historiográfico de tudo o que foi pesquisado e produzido sobre a imigração italiana no Sul do Brasil durante os últimos anos. “Ao sediar este evento, a UCS honra a imigração italiana que desde sempre esteve presente na nossa sociedade, deixando marcas visíveis sobre sua influência na região”, observa Vania.
O V Simpósio Internacional e XIII Fórum de Estudos Ítalo- Brasileiro serão desenvolvidos de forma on-line, através das plataformas YouTube e Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de junho. Mais informações no link bit.ly/ItaliaUCS.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UCS
Fotos: Aldo Toniazzo e Ary Trentin/IMHC/UCS / Divulgação
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul