Oferecer orientação e reorientação vocacional à comunidade acadêmica e regional, a fim de auxiliar os indivíduos no processo de escolha vocacional/profissional. Esse é o objetivo do Projeto de Orientação Vocacional oferecido pela Universidade de Caxias do Sul, por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA). O programa é destinado a alunos do 2ºe 3º anos do Ensino Médio, vestibulandos, universitários e adultos em fase de reorientação profissional.
As atividades são realizadas através de encontros grupais, uma vez por semana. Cada encontro tem duração de duas horas, sendo que o primeiro (entrevista inicial) e o último (entrevista devolutiva) são individuais. Os grupos são formados por até 12 participantes e têm duração média de 10 encontros, podendo ser prorrogados, quando necessário, visto que são respeitados as peculiaridades e o ritmo de cada grupo.
Os grupos se reúnem às segundas-feiras (às 18h30min), às terças-feiras (às 14 horas), às quartas-feiras (às 16 horas), às quintas-feiras (às 19h30min) ou às sextas-feiras (às 18h15min).
Nos encontros são realizadas dinâmicas, jogos e atividades em grupo, bem como exercícios individuais e os testes QUATI – Questionário de Avaliação Tipológica e TVI – Teste Visual de Interesses, que têm como foco trabalhar o autoconhecimento, o mundo do trabalho e o processo de escolha, suas influências, implicações e consequências.
A coordenação de cada grupo é feita por dois estagiários do curso de Psicologia, com supervisão da professora Sandra Maria Poloni, coordenadora do projeto.
As inscrições – até o dia 2 de setembro – podem ser feitas na secretaria do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), na Sala 117 do Bloco E, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 22 horas. Informações pelo telefone (54) 3218.2187.
Fonte: Setor de Imprensa / Universidade de Caxias do Sul
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Índice Municipal da Educação de 2023 tem aumento da média estadual