Detalhes do evento, do 1º Simpósio de Materiais Avançados e da 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação foram compartilhados com jornalistas na manhã desta sexta-feira, dia 6
A Universidade de Caxias do Sul realizou na manhã desta sexta-feira, dia 6 de outubro, uma coletiva de imprensa para detalhar informações sobre a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, eventos que ocorrem dias 13 e 14 de novembro no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no Campus-Sede da UCS. As informações foram compartilhadas pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, pela pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin, e pelo pesquisador Diego Piazza, coordenador do UCSGRAPHENE.
A segunda edição da Feira Brasileira do Grafeno consolida a UCSGRAPHENE no ecossistema de desenvolvimento de nanomateriais. Com sua origem advinda de quase duas décadas de pesquisas avançadas na área de nanomateriais na UCS, hoje destaca-se na América Latina como um dos principais ecossistemas de inovação voltado à produção, caracterização e aplicação de grafeno. Atuando de forma colaborativa com os diferentes setores do mercado, desenvolve e produz grafeno, material capaz de aprimorar as propriedades de termoplásticos, borrachas, resinas, óleos lubrificantes, entre outros, e conferir maior resistência mecânica, térmica, tribológica, química e bacteriostática a produtos com aplicações em alta tecnologia.
Assim como na primeira edição da Feira, realizada em julho de 2021, o evento tem como objetivo conectar profissionais e negócios e revolucionar a indústria mundial por meio do grafeno. Para tanto, terá a participação de mais de 60 expositores, mais de 20 palestrantes renomados e apresentações de cases por meio do 1º Simpósio de Materiais Avançados, uma das novidades desta edição. Os expositores trazem soluções e produtos contendo grafeno, resultantes da pesquisa e do desenvolvimento em parceria com a UCSGRAPHENE. O público-alvo é formado por empresários, empreendedores, engenheiros, profissionais da indústria, pesquisadores, especialistas em inovação, startups, estudantes, agências reguladoras e comunidade. São esperados mais de 12 mil visitantes, que terão a oportunidade de conhecer as inúmeras possibilidades de aplicação do grafeno e seus derivados.
“Somos protagonistas do maior ecossistema de produção, caracterização e aplicação de grafeno da América Latina. A Feira é uma oportunidade de atuar de forma colaborativa no desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras em diversos setores e mercados, bem como na prestação de serviços tecnológicos inovadores”, destacou o reitor da UCS. Rech enfatizou a importância da Feira ao anunciar aos jornalistas que, junto com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, assinou convite para o empresário Elon Musk – fundador da SpaceX, CEO da Tesla e proprietário da rede social X, o antigo Twitter – para prestigiar o evento. “A possibilidade existe”, resumiu o reitor.
A 2ª Feira Brasileira do Grafeno é uma realização da Universidade de Caxias do Sul, UCSGRAPHENE e ZEXTEC Nano, com patrocínio da SBC e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento conta com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, InovaRS, EMBRAPII, Finep, SIMECS, Simplás, SEBRAE, Sicredi, Instituto Hercílio Randon, UCSfm, FAPERGS, SINDUSCON-RS, CRA-RS, CIC Caxias, MoBicaxias e XPlay.
Serviço:
O quê: 2ª Feira Brasileira do Grafeno, em paralelo ao 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação
Quando: dias 13 e 14 de novembro, das 9h30min às 20h
Onde: Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul
Quanto: gratuito – inscrições no Sympla
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Bruno Zulian
Secretaria da Agricultura realiza atividades de educação sanitária na região do foco de gripe aviária
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações
Atleta do Farrapos é convocado pela Seleção Brasileira para o Sul-Americano de Sevens