Tecnologias avançadas permitem otimizar recursos e ampliar produtividade a partir do cultivo de hortaliças em ambientes protegidos com circunstâncias ideais de crescimento
Agenda na Universidade de Caxias do Sul nesta terça-feira, 9 de setembro, teve como pauta a agricultura em condições controladas. A visita à reitoria do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, e do dirigente do Sindicato Rural Patronal de Caxias, Valmir Susin, buscou a união de esforços para a criação de projetos na área. O cultivo na modalidade, em ambientes protegidos e com tecnologias que permitem otimizar fatores ambientais como condições climáticas e uso de recursos como água e fertilizantes, contribui à sustentabilidade ampliando a eficácia na produção de alimentos, possibilitando sua oferta durante todas as épocas do ano. A tecnologia é bastante difundida em países como a Holanda e, no Brasil, conta com experiências de sucesso em Minas Gerais.
A proposição foi acolhida pelo reitor Gelson Leonardo Rech, que recepcionou os representantes do setor rural junto aos professores Gabriel Pauletti, coordenador da Área Experimental e Fazenda Escola da UCS, Luciana Duarte Rota, coordenadora do curso de Agronomia, e do chefe de Gabinete Givanildo Garlet. O próximo passo, visando ao desenvolvimento dessas tecnologias, é a realização de reuniões ampliadas com representantes da Agronomia, das Engenharias, da Tecnologia da Informação e do CityLivingLab, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS, para estudar possibilidades como a criação de linha de pesquisa com dedicação ao cultivo protegido de hortaliças com alta tecnologia, a busca de parcerias e o acesso a editais de financiamento.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro