Iniciativa resulta de parceria entre UCS, UNIFESP e agência Y&R, e desenvolverá ações de educação, prevenção, atendimento e reabilitação de usuários dessas substâncias
Resultado de uma parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), por meio do Núcleo de Endocrinologia do Exercício da Medicina Esportiva, e a agência Y&R, o #BombaTôFora – programa nacional de prevenção do uso de esteroides anabolizantes e similares (EAS) e atendimento aos seus usuários foi lançado em âmbito nacional a partir do site www.bombatofora.com.br.
A iniciativa envolverá educação (com foco na comunidade em geral), assistência (com atendimento a usuários de EAS), ensino (com conscientização nas áreas da saúde) e pesquisa científica (em colaboração aos avanços da medicina). O objetivo é esclarecer, minimizar o uso, atender e reabilitar usuários, atuando sobre uma realidade crescente: cada vez mais esportistas, atletas amadores e pessoas preocupadas com a estética corporal fazem uso de esteroides anabolizantes e similares. A campanha alerta que os efeitos dessas substâncias no organismo podem ser severos, desde infertilidade, alterações e bloqueio na produção de hormônios, perturbações psicológicas e efeitos cardíacos e metabólicos, levando, inclusive, à morte de usuários.
Conforme contextualiza o professor Ricardo Rodrigo Rech, coordenador da graduação em Educação Física da UCS, e da área de Educação Física no projeto, o consumo de EAS por atletas é rigidamente fiscalizado pelas entidades reguladoras do esporte profissional. No entanto, nas demais práticas esportivas, há a ausência de medidas de prevenção, de programas de educação, tratamento e reabilitação de usuários, além da falta de regulamentação e fiscalização no comércio das substâncias.
Segundo o coordenador geral do programa, o chefe do Serviço de Endocrinologia do Exercício e do Esporte da UNIFESP, Clayton Luiz Dornelles Macedo, preceptor do Ambulatório de Endocrinologia do Exercício da instituição, o #BombaTôFora dá início a um programa nacional com enfoque na educação e prevenção, com atuação também junto aos ambulatórios de endocrinologia do exercício na UCS e na UNIFESP, para oferecer tratamento.
“Todas essas ações estarão integradas a diferentes profissionais e áreas do conhecimento. A campanha nacional de conscientização estará sob a gerência da Medicina Esportiva na UNIFESP, em São Paulo, assim como um dos ambulatórios. Já o outro ambulatório ficará sob o âmbito do Centro Clínico da UCS (CECLIN)”, afirma.
Os atendimentos serão realizados mediante agendamento. Mais informações podem ser obtidas no site do programa Bomba Tô Fora e, na UCS, no CECLIN, pelos telefones (54) 3218.2736, 3218.2776 e 3218.2949.
Projeto
Ainda antes de seu lançamento, o projeto foi considerado o melhor artigo científico em concurso da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e selecionado, como primeiro colocado, para representar a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em edital da Unesco, com financiamento junto ao Fundo Internacional para Eliminação de Dopagem no Desporto.
Artes da campanha: agência Y&R
Fonte: UCS
Grave acidente deixa feridos na ERS-122, em Antônio Prado
Vacaria: MPRS deflagra operação contra influenciadora digital que ganhava comissão para divulgar jogo do tigrinho
Guarda Civil Municipal prende quadrilha por furto qualificado de cabos subterrâneos em Bento Gonçalves