A Universidade de Caxias do Sul e especialmente o Laboratório de Pesquisas em HIV/Aids aderiram à recém criada Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, que passa a ser realizada todo o mês de dezembro, com foco na prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV/Aids.
No dia 29 de novembro, quarta-feira, das 13h30min às 18h, no Centro de Convivência do Campus-Sede, haverá distribuição de preservativos e material informativo sobre HIV/Aids. Quem desejar poderá realizar testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e profissionais da área da Saúde estarão à disposição para dar orientações e informações sobre cuidados, prevenção e tratamento dessas doenças. A campanha tem a parceria do Serviço de Infectologia da Secretaria Municipal da Saúde, dos cursos de Enfermagem e Medicina, da Liga de Infectologia da Medicina, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, de estudantes e de funcionários da Universidade.
A coordenadora do Laboratório de Pesquisas em HIV/Aids, Rosa Dea Sperhacke, alerta que o Rio Grande do Sul é o estado da Federação que apresenta a maior taxa de detecção de Aids. “Estima-se que 90 mil pessoas vivam com HIV no estado e 20% dessas pessoas não sabem que estão infectadas. São esses dados que mobilizam campanhas como a do Dezembro Vermelho”. Este ano, o Laboratório de Pesquisas em HIV/Aids da UCS comemorou 15 anos de atividades com a realização de atividades de divulgação científica sobre o HIV/Aids. Veja como foi.
DEZEMBRO VERMELHO – Criada no ínício deste mês, a Lei 13.504 incentiva a realização de ações a serem realizadas durante todo o mês de dezembro, mobilizando parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, e de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
A diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, explica que as ações do Dezembro Vermelho vem reforçar as ações realizadas durante o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1° de dezembro. “Precisamos de campanhas que alertem a população sobre o HIV/Aids e que contribuam para as ações contínuas de prevenção, cuidados e tratamento realizadas pelo Ministério da Saúde, em conjunto com a sociedade civil”.
Foto: Claudia Velho
Fonte: UCS
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro