UCS participa de projeto para identificar formas de mitigar desastres climáticos

Pesquisa, em parceria com universidades gaúchas, vai identificar perfil de problemas ocorridos no Rio Grande do Sul, Itália e Espanha

Três tragédias climáticas ocorridas em 2024 aproximaram as realidades do Rio Grande do Sul e das regiões de Valência, na Espanha, e da Emilia-Romagna, na Itália. Como forma de amenizar os efeitos catastróficos de novos episódios, um grupo de universidades do Rio Grande do Sul, da Espanha e da Itália se uniu para criar o projeto V-CLIMA. A iniciativa, que conta com a participação da Universidade de Caxias do Sul, começou neste mês de junho.

Nos próximos dois anos, o grupo assumiu a responsabilidade de realizar um levantamento global das regiões afetadas. O objetivo é elaborar uma análise etnográfica e de vulnerabilidade. A representante da UCS no grupo, professora Cleide Calgaro, reforça a importância de identificar maneiras de reduzir os danos de novos episódios como os que ocorreram em 2024. “A Casa Civil do governo do Estado também está participando do projeto. Ao final do trabalho vamos entregar, entre outras coisas, um documento de gerenciamento de crise. Situações como as que ocorreram no ano passado precisam ter os danos minimizados”, avalia.

O plano de trabalho do projeto prevê encontros periódicos, cada um com um objetivo distinto. Como parte da iniciativa, a UCS vai realizar oficinas neste mês de junho para abordar o tema dos episódios climáticos severos. O primeiro encontro será na terça-feira, dia 17. Mais informações sobre o V-CLIMA estão disponíveis nas plataformas do projeto.

Foto @projeto_vclima

Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação

error: Conteúdo Protegido