UCS Livraria: um novo espaço de convivência, cultura e estímulo à leitura e ao conhecimento

O retrato de Clarice Lispector está na parede. Do alto, é como se a escritora observasse, pela vitrine, quem passa pelo lado de fora da UCS Livraria. A imagem de Sigmund Freud também está posta, evidenciando o emblemático olhar do pai da Psicanálise. No outro lado, Simone de Beauvoir sorri como se filosofasse; Jorge Amado, de modo tímido, também ensaia um sorriso – mais literário, é claro.
Esses autores e suas palavras são apenas alguns dos tantos que dão vida à UCS Livraria. Além de fotografias, cada um deles encontra, com suas obras, espaço pelas prateleiras do empreendimento que abre as portas ao público nesta quinta-feira, dia 1º de agosto – data que marca também o início do período letivo do segundo semestre.

A proposta é ousada. No momento em que o mercado editorial enfrenta uma forte crise no Brasil, a Universidade de Caxias do Sul reafirma um compromisso com a educação, a cultura e a inovação. Em um espaço de 193,2 metros quadrados, a UCS Livraria oferece à comunidade opções em livros – da EDUCS e de muitas outras editoras – e também uma seção de papelaria. Em mesmo ambiente, funciona o Dolce Italia Caffè, com cardápio produzido pela Escola de Gastronomia.
Para marcar o início do empreendimento, na noite de quarta-feira, dia 31 de julho, uma cerimônia, na presença de professores, acadêmicos e autoridades universitárias, inaugurou o espaço.

Coordenador da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), o jornalista Renato Henrichs destacou o sentido da livraria como canal próprio da Instituição para aproximar publicações de seus consumidores e reforçou o significado dessa iniciativa. “Abrir uma livraria é investir em cultura. Em tempos de obscurantismo, é um feito importante. Apesar da crise da cultura, da crise da leitura, da crise do ensino universitário, o livro permanece e se impõe diante de tudo isso”, destacou, ao trazer números expressivos sobre a EDUCS.
Conforme ele, a média de publicações registrada pela editora nos últimos anos é de um livro por semana. Até o momento, em 2019, foram publicados 28 títulos, sendo 10 impressos e 18 e-books.

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez tratou sobre o potencial da livraria em disseminar o conhecimento produzido pela Universidade, missão que “está em nosso DNA, na nossa raiz”.

“Eu ouso dizer que o jovem de hoje lê mais que o jovem de anos atrás. Podemos discutir a qualidade do que se lê. A questão é como converter essa habilidade e a vontade de ler em certas mídias, como o celular, para os livros? Esses são os desafios postos. Somos pesquisadores e docentes em uma Universidade, temos o compromisso de pensar em como driblar essas adversidades. Que na Livraria possamos ter um espaço para abordar essa e outras discussões”, propõe.

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, destacou sua aproximação com o universo das letras. Para ele, falar em livros é uma questão vital. “Livros são sagrados”, disse, ao destacar sua trajetória pessoal em busca do conhecimento. Na inauguração do espaço cultural, Kuiava aproveitou para citar Jorge Luis Borges, escritor argentino que entende o livro “como extensão da memória e da imaginação”.

“Um bom livro, um café e um amigo são a síntese da riqueza. Que aqui seja um espaço de diálogo, de convivência, assim como um livro aberto”, finalizou.
Presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos destacou que, ao inaugurar uma livraria, a UCS não abdica de valorizar pilares considerados relevantes para a Instituição. Também ressaltou as possibilidades de convívio ofertadas pelo local. “O espaço é para a comunidade e esperamos que todos usufruam dele com muita sabedoria”, desejou.

O papel que Editora e Livraria cumprem no contexto acadêmico
Foi com esse enfoque que o professor Jayme Paviani falou ao público que prestigiou a inauguração. Poeta e filósofo, Paviani está na UCS há mais 50 anos e conta com um número superior a 20 publicações editadas pela EDUCS. Com conhecimento, fez um retrospecto histórico do papel que a editora e a livraria da UCS tiveram para o desenvolvimento intelectual e acadêmico da Instituição e também da região – até chegar nos dias atuais.

Não deixou de abordar sobre a relevância que tais espaços têm para quem incansavelmente trabalha com ciência e educação. “O professor-pesquisador produz seus conhecimentos que não se limitam à sala de aula. Quando ele consegue publicar e comercializar suas obras, tem a possibilidade de multiplicar seus conhecimentos à sociedade”, encerrou, traduzindo o sentimento que nasce com a UCS Livraria: o de ser um estabelecimento referência para a cena cultural caxiense.

A UCS Livraria funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h45, e, no sábado, das 9h às 13h. Professores em geral, funcionários, alunos e egressos da Universidade contarão com descontos especiais.

error: Conteúdo Protegido