Iniciativas reforçam o propósito da Universidade de promover e incentivar a conservação ambiental
A Universidade de Caxias do Sul está lançando o Pró-Fauna Serra, programa de extensão universitária que fortalece ações voltadas à educação ambiental e incentiva o envolvimento ativo da comunidade na preservação dos ecossistemas locais. Entre essas iniciativas estão: reabertura do Zoológico da UCS para visitação pública e escolas a partir de 10 de dezembro (nesta data a visita será exclusiva a alunos do CETEC Fundamental); novas ações educativas envolvendo, entre elas, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e o 5º Batalhão de Bombeiro Militar; e a campanha permanente Abrace Nosso Zoo, aberta para doações e apadrinhamento – saiba mais abaixo. A partir do programa Pró-Fauna Serra, essas e outras atividades contínuas já executadas no UCS Zoo passam a ser institucionalizadas, com certificação aos participantes.
O UCS Zoo volta a receber visitas após um período de quatro anos funcionando apenas com assistência aos animais. Mais do que atender a uma demanda da comunidade, a reabertura consolida um dos principais projetos de educação ambiental da Universidade, que fez do seu zoológico um centro de referência em recuperação e conservação de animais silvestres no Rio Grande do Sul. As visitas são gratuitas e ocorrem aos sábados e domingos, das 13h às 18h, para o público em geral; e às terças e quintas-feiras, manhã e tarde, para a comunidade escolar. Para ambos os casos, é necessário agendamento prévio a partir desse link.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, conceitua o programa Pró-Fauna Serra como uma missão da Universidade de fomentar a educação ambiental junto à comunidade. “É preciso, mais do que nunca, educar as gerações para a preservação. E nesse propósito, o UCS Zoo tem um papel de extrema importância. No âmbito acadêmico, oportuniza o desenvolvimento de graduandos e pós-graduandos de diversos cursos, como Medicina Veterinária e Biologia. Agora, desenvolvemos o programa Pró-Fauna Serra, com o grande objetivo de impulsionar a educação ambiental. Agradeço o envolvimento de todos os profissionais da nossa Instituição, da nossa Fundação Universidade de Caxias do Sul, dos parceiros e das empresas por esse novo momento”, diz o reitor. “E convido a comunidade a se engajar na campanha Abrace o Zoo por meio de doações, bem como as empresas e instituições a serem madrinhas e padrinhos dos recintos que abrigam os animais”, conclui.
O público vai encontrar o UCS Zoo revitalizado, com informações sobre os mais de 80 animais de aproximadamente 40 espécies que integram o plantel e novos dispositivos de instruções para garantir uma visita segura e proveitosa. Outras novidades que chegam junto com a reabertura à visitação pública são o site do UCS Zoo, que reúne informações, serviços e curiosidades sobre o espaço, e a campanha permanente Abrace Nosso Zoo, que visa arrecadar contribuições de qualquer valor para ajudar nos custos de manutenção do zoológico. As doações podem ser feitas via QR Code e/ou chave PIX, disponíveis no site. A campanha também permite o apadrinhamento dos 28 recintos que abrigam os animais – duas empresas já confirmaram esse apoio, e terão suas marcas expostas junto aos recintos.
Visitação orientada, indicadores educacionais e site didático
As visitas ao UCS Zoo serão orientadas por estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade. Os grupos escolares terão a oportunidade de conhecer a história e a importância do Zoo para a preservação da fauna silvestre durante um tour que apresenta as espécies e informações sobre seu papel ecológico, o ecossistema, a alimentação e particularidades relacionadas à história de cada animal. Esse processo ocorre em três etapas: pré-visita, com a apresentação de um vídeo educativo; visita, diante dos recintos dos animais; e pós-visita, com o preenchimento de um relatório para o registro do aprendizado e das impressões sobre o passeio – os relatórios vão gerar indicadores educacionais para aprimoramento e planejamento de novas atividades e para a produção de um e-book.
O site do UCS Zoo é outra ferramenta importante para o aprendizado ambiental, pois oferece informações técnicas sobre as espécies abrigadas, elaboradas por profissionais vinculados aos cursos de Medicina Veterinária e Biologia da UCS. O site pode ser acessado por todos os estudantes como recurso para estudos e pesquisas.
Acolhida a projetos sociais
As ações de educação ambiental do Pró-Fauna Serra ganharam apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e do 5º Batalhão de Bombeiro Militar. A parceria entre PATRAM e UCS está consolidada há tempos por meio do resgate e da soltura de animais – leia mais abaixo. A partir da reabertura do UCS Zoo, essa relação se intensifica através do Patrulheiro Ambiental Mirim, programa sócio-educacional da PATRAM desenvolvido para alunos da 5ª série de escolas de Caxias e região, que terão o zoológico à disposição como um laboratório a céu aberto. Mesma oportunidade terão as crianças do projeto Bombeiro Mirim, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, que em 2025 contemplará 300 crianças da região com aulas e oficinas sobre trânsito, primeiros-socorros, prevenção de incêndio e, claro, resgate de animais e preservação ambiental.
Referência em Conservação
O Zoológico da UCS foi inaugurado em maio de 1997 e tornou-se referência na recuperação e no abrigo de animais silvestres recolhidos em situações de vulnerabilidade e encaminhados por órgãos ambientais. Atualmente, o espaço acolhe mais de 80 animais pertencentes ao bioma regional da Mata Atlântica, de aproximadamente 40 espécies. Junto ao Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET), integra o Complexo de Saúde Animal da Universidade, um dos mais conceituados do Rio Grande do Sul. Os animais que integram o plantel do UCS Zoo foram retirados de cativeiros ilegais ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos. Muitos são acolhidos de forma permanente por não terem condições de retornar a uma vida normal em seu habitat, enquanto outros passam por tratamento e conquistam a reabilitação completa, com condições de retornar à natureza – este número supera os 1,5 mil animais durante os mais de 27 anos de atuação do Zoo.
Devido à pandemia de Coronavírus, em 2020, o UCS Zoo precisou ser fechado à visitação pública, atendendo a protocolos oficiais de segurança. No entanto, os serviços de recuperação, tratamento e acolhimento dos animais mantiveram-se inalterados. Recentemente, aporte no valor de R$ 330 mil, encaminhado pela promotora Janaína De Carli dos Santos por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, e a destinação de uma Emenda Parlamentar em 2024 do deputado estadual Pepe Vargas possibilitaram obras de melhorias e adequações nos recintos dos animais e nas áreas de passeio. Em 2025, o zoológico também deve receber, através de Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ajuda emergencial para o custeio de parte dos insumos aos animais. Também estão sinalizadas emendas dos deputados estaduais Pepe Vargas e Neri, o Carteiro e da deputada federal Denise Pessôa.
Pró-Fauna Serra
Ao longo de sua história, o UCS Zoo sempre desenvolveu ações de extensão universitária focadas em educação ambiental e conservação, com foco na fauna silvestre. Agora, por meio do programa de extensão universitária Pró-Fauna Serra, a UCS fortalece o engajamento comunitário na preservação de espécies, ao mesmo tempo que capacita estudantes e profissionais em práticas sustentáveis de manejo e reabilitação animal. O programa também cria oportunidades para parcerias institucionais, promovendo uma rede de cooperação para a proteção do meio ambiente e a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. As atividades institucionalizadas pelo programa de extensão Pró-Fauna Serra são as seguintes:
Campanha Abrace o Zoo (doações e/ou apadrinhamento de recintos)
Dia Letivo no Zoo (às terças e quintas-feiras, para as escolas)
Dia da Fauna Silvestre
Estágios de Estudantes
Liga Acadêmica de Conservação Ambiental
Núcleo de Educação e Pesquisa (mestrado e doutorado)
Participação em Eventos
Patrulha Ambiental da Patram e Bombeiro Mirim
Visitação pública ao Zoo
Visitação de Grupos Especiais (pessoas idosas, entre outros)
Visitas ao Museu de Ciências Naturais da UCS e UCS Aquarium
Serviço
O quê: visitação ao UCS Zoo
Quando: sábados e domingos, das 13h às 18h, para o público em geral; terças e quintas-feiras, manhã e tarde, para grupos e escolas. Todos os casos requerem agendamento
Onde: Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul
Como agendar: através do site www.ucs.br/zoo
Quanto: entrada gratuita
Dicas para a visitação ao UCS Zoo, em respeito aos animais:
- Não leve seu animal doméstico
- Não consuma alimentos nem bebidas alcoólicas durante o passeio
- Não entre com bicicleta, roller, skate ou triciclo
- Não grite, não assobie, nem use apitos ou aparelhos sonoros
- Não alimente os animais nem jogue objetos nos viveiros
- Nunca ultrapasse as cercas de contenção
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Bruno Zulian
Procon-BG alerta população sobre golpes via whatsapp, e-mail e telefone
Biblioteca Pública realiza 1ª Feira de Troca de Livros neste sábado, 14 de dezembro
Força-tarefa realiza busca ativa de beneficiários do bolsa família em Bento