UCS em movimento: primeira semana de aulas online registra engajamento da comunidade universitária

Atividades terão continuidade no mesmo modelo na próxima semana. Alternativa mantém conexão e proximidade entre alunos e professores de forma virtual, considerando determinações de órgãos públicos em contenção ao avanço do novo coronavírus

 A Universidade de Caxias do Sul segue em movimento e completa com retornos positivos e engajamento da comunidade acadêmica a primeira semana de aulas na modalidade online, desenvolvidas com atividades síncronas tendo a tecnologia como aliada. Implantado desde a última segunda-feira, 23 de março, o modelo propõe que professores e alunos sigam reunidos no horário das aulas, só que virtualmente, a partir de plataformas digitais e da expertise da Instituição no âmbito das tecnologias educacionais. Considerando o cenário atual, de pandemia, a medida concorda com as determinações governamentais e de órgãos de saúde locais e mundiais que avaliam o isolamento social como determinante para conter a disseminação do novo coronavírus.

Na próxima semana, as aulas seguem no mesmo modelo, online – assim como o regime de trabalho se mantém em home office. Além do contato permanente com os coordenadores e professores, os estudantes de todas as unidades universitárias podem se comunicar com a UCS pela Central de Atendimento, que opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, pelo WhatsApp (54) 9 9931.3441 e pelo e-mail atendimento@ucs.br. Ainda, páginas no site ucs.br reúnem informações e protocolos para o período e orientações sobre o coronavírus, prevenção e comunicados institucionais.

Aos acadêmicos, os estudos também são oportunizados a partir da Biblioteca Virtual da UCS, que permite o acesso a milhares de e-books sem sair de casa.

Qualificação, produtividade e continuidade

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, agradece e parabeniza professores, estudantes e funcionários pelo excelente desempenho de suas funções e pelo aprendizado até o momento. Desse primeiro período de aulas, ele destaca a produtividade e a superação de muitos obstáculos, sobretudo os mentais e humanos. “Tivemos a oportunidade para revermos os nossos projetos futuros. Tivemos a oportunidade de nos voltarmos para as nossas famílias, nossas vidas e, assim, percebermos a necessidade de cuidado com a nossa saúde e a de nossos familiares”.

O reitor ressalta que, na próxima semana, a comunidade acadêmica segue interagindo de forma virtual. “Vamos aproveitar o nosso tempo para nos qualificarmos ainda mais, com a confiança de que todos sairemos mais fortalecidos para o enfrentamento dos desafios que o mundo atual nos oferece, na esperança de que em breve vamos nos encontrar de forma presencial. Estamos separados por um momento, mas estamos juntos na defesa da vida. Obrigado pelo empenho e colaboração de todos”.

Salas de aula sem paredes

Pró-reitora Acadêmica da Universidade, a professora Nilda Stecanela considera que o grande desafio apresentado pelo contexto atual tem sido enfrentado com um balanço muito positivo, de aprendizagens que fortalecem professores, alunos e Universidade como um todo. “Ao longo da semana, tivemos a mobilização de aproximadamente mil professores, uma comunidade acadêmica de quase 20 mil alunos, e colocamos em movimento cerca de 2.700 turmas em aulas virtuais síncronas. E o elemento que torna esse movimento possível são as pessoas, o maior patrimônio da UCS, imbuídas em promover o encontro”.

A docente destaca as condições de infraestrutura e pedagógicas para esse processo, que contam com o engajamento de professores, da equipe técnica da Universidade, do Centro de Tecnologias Educacionais (Cinted), com ferramentas específicas e a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem, além da rede de comunicação estabelecida entre reitoria, diretores, coordenadores de curso, estudantes, Diretório Central de Estudantes, e todos os docentes e colegas, que se dedicam a apoiar os demais, “possibilitando promover o encontro em salas de aula sem paredes”. “O movimento atual vincula-se ao exercício da cidadania e da empatia, no sentido de cuidar de si, do outro e da saúde coletiva”, reforça.

Acolhimento

A pró-reitora Acadêmica lembra que, a fim de manter a comunidade universitária conectada e acolhida, também são realizadas iniciativas como as Rodas de Conversa, mobilizadas pelo DCE e desenvolvidas pela Área do Conhecimento das Humanidades, além de mantidos os projetos de apoio aos alunos, como o Programa de Integração e Mediação do Acadêmico, o Núcleo de Apoio ao Estudante, o UCS Carreiras e os núcleos de suporte ao ensino específicos de cada área do conhecimento.

No site da UCS é possível conferir a experiência de alguns alunos durante essa semana.

error: Conteúdo Protegido