Análise foi a primeira promovida pelo ministério sobre a graduação oferecida em Bento Gonçalves. Meta é a nota máxima nos próximos processos avaliativos.
A graduação em Engenharia Civil da UCS, ministrada no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), em Bento Gonçalves, recebeu conceito 4 na avaliação de reconhecimento do curso promovida pelo Ministério da Educação. A análise ocorreu em visita técnica de dois avaliadores realizada dos dias 24 a 27 de abril, sobre três grandes áreas: Organização didático-pedagógica, Corpo docente e Infraestrutura, cada uma desdobrada em diversos itens.
Com as áreas classificadas em uma escala de 1 a 5, a média final do curso na avaliação foi de 4,43, ou seja, muito próxima dos 4,5 necessários para se atingir a faixa que assegura a nota máxima de 5. De acordo com o professor coordenador do curso, Maurício Schäfer, o nível de qualidade exibido nesse resultado decorre de como a formação está estruturada, combinando uma abordagem pedagógica participativa com infraestrutura de ponta.
“Os nossos acadêmicos possuem voz e vez, e isso é a base para a construção do conhecimento, completada pela integração da teoria com a prática nos laboratórios, que obtiveram um grande investimento no último ano”, pontua. O envolvimento de gestores, professores e funcionários do campus, nos processos de acolhida de estudantes e de ensino, complementa, segundo o coordenador, os aspectos que conferem excelência ao curso.
O bom desempenho na primeira avaliação recebida do MEC inspira a coordenação a buscar a qualificação do curso para quando houver a próxima inspeção – o ministério realiza conferências periódicas para renovação do reconhecimento dos cursos superiores. “O objetivo sempre é o conceito máximo. Começaremos pelo cumprimento de nosso plano de ação para 2019 visando obter um desempenho igual ou superior no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, acontece no segundo semestre neste ano”, adianta Schäfer.
Fonte: UCS
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação