Exposição apresenta peças e registros históricos que homenageiam a memória dos que ajudaram a construir a identidade regional
A Universidade de Caxias do Sul, apoiadora institucional da Festa das Colheitas, contribuiu com a realização de mostra sobre os 150 anos da Imigração Italiana no RS exibida no evento, que se estende até 23 de março, no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva. No intitulado Espaço Conceitual da Festa, através de objetos, documentos e registros históricos a exposição homenageia a memória, a luta e a contribuição dos imigrantes italianos que, com coragem e determinação, ajudaram a construir a identidade cultural e social da região. A curadoria é do Instituto Memória Histórica e Cultural – IMHC/UCS e da Secretaria de Cultura de Caxias do Sul.
A experiência é imersiva a partir de uma síntese histórica, com elaboração e pesquisa do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e do diretor do IMHC, Anthony Beux Tessari, que narra a trajetória dos pioneiros, além de registros e diferentes itens. Entre as peças selecionadas, que buscam resgatar a essência desses imigrantes mantendo vivas tradições, valores e costumes, está a reprodução de um passaporte de imigrante italiano dos anos 1880 e vestidos do Projeto Documenta, que reúne um acervo da colonização italiana. Compõem a mostra outros itens do Museu Municipal.
A Festa das Colheitas celebra a agricultura, a cultura e os sabores da Serra Gaúcha, homenageando os trabalhadores rurais, seus modos de vida, saberes e fazeres. Ela segue na próxima sexta, sábado e domingo. Saiba mais e visite!
Foto: Anthony Beux Tessari
Fonte: Assessoria de Comunicação
UCS vai implantar microvinícola em parceria com prefeitura de Flores da Cunha
Receita da Sorte vai distribuir mais de R$ 790 mil em prêmios durante o mês de julho
Deputado Pasin solicita ação imediata para recuperar trecho crítico da ERS-431