Universidade estará presente na feira, em Bento Gonçalves, com startups vinculadas à TecnoUCS e com sua agência de inovação, a UCSiNOVA
Posicionada em segundo lugar no ranking de inovação entre as universidades comunitárias ou privadas do país pelo Times Higher Education (2025), e entre as cinco instituições de Ensino Superior mais inovadoras da Região Sul conforme pesquisa Campeãs da Inovação, promovida pela Revista Amanhã e IXL Center, a UCS apresenta sua expertise para conectar avanços tecnológicos ao desenvolvimento regional na Fimma Brasil. Na Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, cuja abertura está marcada para o dia 4 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a universidade será um dos destaques da Praça de Inovação.
Novidade no evento, o espaço próximo ao hall do Pavilhão A quer descomplicar a inovação oferecendo um lugar de interação para os expositores, colocando-os em contato com startups e palestras. Nesse ambiente de conexões, a UCS oportunizará vitrine para quatro startups vinculadas ao TecnoUCS, o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade, que objetiva gerar ideias inovadoras, apresentar soluções para demandas empresariais e criar produtos e processos competitivos.
Em cada dia da feira, até o dia 7 de agosto, uma startup diferente estará apresentando seus serviços, aproximando soluções da indústria, em especial a moveleira. Estão escaladas a CLL Dados, com serviços de inteligência estratégica; a Evolutor, voltada à automação comercial; a Cool Tea Company, focada em saúde emocional e produtividade no trabalho; e a MGZProd, direcionada à engenharia de produção e à eficiência industrial.
Esse viés ligado à pesquisa e à inovação da universidade, uma de suas diretrizes norteadoras de sua atuação, será ampliado, também, com a presença institucional da UCSiNOVA. A agência de inovação da instituição, além de seu papel fomentador do empreendedorismo, articula interesses da academia, das empresas e do poder público, gerando conexão entre esses atores para favorecer o ambiente da inovação na região. A presença da UCSiNOVA chega junto com todo seu ecossistema. Dessa forma, ajuda a transformar ideias em negócios, criando startups; a amparar empresas em estágio inicial, incubando-as; a instalar negócios no parque tecnológico e a desenvolver projetos, bem como a prospectar negócios entre empresas e órgãos de fomento. “Estamos inseridos no ecossistema de inovação regional de modo a promover networking para atrair oportunidades e, assim, continuamente fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional”, diz o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.
Colaborações extensivas
Por seu caráter comunitário, tem como missão o desenvolvimento de toda a região e, também, tem se consolidado pelo foco em pesquisa e inovação, constituindo diferentes mecanismos de aproximação com a sociedade. A presença na FIMMA demonstra um pouco deste potencial, conforme a Pró-Reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin.
“Estamos conectados com startups vinculadas a esse grande ecossistema de inovação, do qual a Agência de Inovação, UCSiNOVA, faz parte e se relaciona como uma estrutura social de articulação entre a universidade, empresas, governo, comunidade, para o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios, estimulando assim todo um processo sinérgico de inovação na região”, aponta.
Na avaliação dela, essas iniciativas têm beneficiado todo o ecossistema de inovação da Serra Gaúcha, ampliando o atendimento aos empreendedores, às demandas das empresas, da sociedade, dos municípios com o desenvolvimento de soluções. “Com isso, fomenta-se novos empreendimentos em estágio nascente, desenvolve-se tecnologia e conhecimento, cria-se novos negócios, empregos e geração de renda para a região”, destaca.
Além desse contexto, quem circular pela Praça da Inovação também terá acesso à história que conta a evolução da indústria. A UCS Bento desenvolveu painéis que narram os diferentes períodos industriais desde o início, com a indústria 1.0, até o atual momento, com indústria 5.0.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Paula Larentis
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento