Missão acadêmica é representada pelo reitor Gelson Leonardo Rech e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, embarcaram nesta sexta-feira, 18 de outubro, para a Itália, onde permanecem até o próximo dia 26 em missão acadêmica. Os compromissos oficiais ocorrem nas cidades de Milão, Turim, Gênova, Pádova, Siena e Roma.
Durante o período na Itália, Rech e Cescon cumprem agenda de visitas a instituições acadêmicas para renovar ou celebrar novos acordos e intercâmbios. Aproveitam a ocasião para pesquisar e coletar material para o Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS, com foco nas celebrações, em 2025, dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, visitam também a Biblioteca Municipal Sormani de Milão, uma das mais conceituadas da Itália.
Entre os tópicos de interesse de parceria acadêmica está um COIL (Collaborative Online International Learning – modalidade de ensino que contempla dinâmicas de interação on-line entre instituições internacionais) com a Universitá di Torino para um curso de formação de professores na contemporaneidade, aplicado no modelo de intercompreensão (comunicação entre falantes de línguas diferentes, porém aparentadas, usando cada um sua própria língua). Já no Vaticano, está prevista assinatura de acordo para estágios entre estudantes de Jornalismo da UCS e do Departamento de Comunicação do Vaticano.
Foto: Bruno Zulian
Fonte: Comunicação – UCS
Dom José Gislon – A importância dos leigos e leigas na missão da Igreja
Presente em 496 municípios do RS, Rede Bem Cuidar completa quatro anos com investimentos de R$ 350 milhões
Vicariato de Nova Prata celebra peregrinação jubilar do Terço dos Homens