Oferta em Tecnólogo em Processos Gerenciais, com duração de dois anos, será realizada em parceria com o CIC-BG
Alinhada às mudanças em curso na sociedade, a UCS Bento acompanha as transformações nos mais vastos campos da contemporaneidade, de modo a oferecer as condições para suprir os novos desafios. Com as pessoas mantendo suas atividades profissionais por mais tempo, o interesse pelo ensino superior também tem aumentado entre aqueles que já passaram dos 45 anos – justamente a fatia de público agora contemplada pelo primeiro curso de graduação da instituição direcionado a pessoas a partir dessa idade.
A oferta em Tecnologia em Processos Gerenciais surge em parceria com o programa Qualifica Bento, voltado ao aperfeiçoamento da mão de obra especializada e criado pelo Centro da Indústria, Comércios e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). As aulas ocorrerão na UCS Bento, com turma fechada, em dois encontros semanais. Para os interessados, uma das vantagens está no valor do curso, com desconto de 25%.
Embora a estrutura curricular seja a mesma do curso regular oferecido pela universidade, essa modalidade permite que as experiências profissionais adquiridas, devidamente comprovadas, sejam aproveitadas em disciplinas ou atividades inerentes à oferta. A carreira de tecnólogo, que entra no rol dos cursos de graduação, dura em média dois anos e traz disciplinas aplicáveis à realidade do mercado, com integração efetiva entre teoria e prática. Na proposta desse curso, constam Projetos Temáticos que incentivam os alunos a buscar soluções de problemas reais, sejam eles envolvendo pessoas, processos, fenômenos naturais, repercussões midiáticas, transformações no mercado, entre outros. “A aprendizagem baseada em projetos enfatiza o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a articulação teórica e prática, através da realização de um projeto que culmina com a solução, a partir de um problema real, articulada com o atual contexto profissional”, opina a professora Simone Taffarel Ferreira, coordenadora da UCS TEC Bento.
O profissional da área realiza, entre suas funções, os planos de negócios, os métodos e as técnicas de gestão e a gestão de processos organizacionais. Esses conteúdos estão disseminados em pouco mais de 30 disciplinas trabalhadas ao longo de quatro semestres. Para Simone, o curso traz uma série de benefícios para quem está na faixa acima dos 45 anos, como a melhoria da qualidade de vida, a manutenção da mente ativa e o aumento da autoestima. Ou, ainda, a possibilidade de construir uma nova trajetória profissional. “Para muitos que ainda estão no mercado de trabalho, a graduação traz a oportunidade de manter a empregabilidade e buscar a igualdade entre os colegas de trabalho que já possuem uma graduação. É uma oportunidade, também, para um mergulho em mais conhecimentos para alcançar novos sonhos ou sonhos que estavam guardados”, observa.
As pessoas com 45 anos ou mais estão ingressando mais nos cursos de graduação do país. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil (2024), mesmo não sendo a maioria dos estudantes, o grupo foi o único em que houve crescimento do número de matrículas nos cursos presenciais em instituições privadas entre 2013 e 2023, com um aumento de 22%. Conforme Simone, as pessoas de 45, 50 ou acima dos 60 anos ainda têm muito a viver e a ensinar, o que tem impulsionado a busca por uma maior expectativa para a longevidade, por concretizar planos antigos ou simplesmente pelo desejo de se reinventar pelo conhecimento. Esse movimento da UCS Bento promove, também, um contato as origens da universidade, diz a professora. “Instituições universitárias comunitárias como a UCS surgiram também para suprir a falta de universidades em cidades interioranas, pois antes o ensino ficava restrito às capitais. Como universidade comunitária, nosso maior objetivo é gerar conhecimentos e prestar serviços sociais para melhorar a qualidade de vida da comunidade, fomentando benefícios e fortalecendo o capital social dos municípios em que nos encontramos inseridos”, diz a professora.
Lideranças valorizam iniciativa
A oferta do curso especificamente voltado para o público 45+ é uma solução muito inteligente não só para sanar o gargalo de contratações, mas para enriquecer os negócios com sua bagagem de experiência e conhecimentos, na opinião do presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari. “Poder contar com pessoas com experiência e conhecimento conquistados ao longo da vida, pode fazer muita diferença para o mercado de trabalho. Os profissionais seniores, nesse contexto, poderão trazer ganhos para diversos mercados já tão competitivos”, diz.
Em um mercado cada vez mais competitivo, há a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados e proativos, e todas as organizações precisam otimizar seus processos, melhorar a produtividade e competitividade dos seus produtos e serviços, reduzir custos, priorizar tarefas, engajar pessoas, integrar setores, acompanhar indicadores e gerar resultados para garantir a sustentabilidade do negócio, conforme avalia a empresária Maristela Cusin Longhi, também vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
“O curso dá este conhecimento ao aluno. Considero de extrema importância esta parceria entre a UCS e o CIC de Bento Gonçalves na oferta do curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais, pois esta formação ajuda a preparar o aluno como um todo, buscando otimizar processos, gerenciar equipes, tomar decisões estratégicas, planejar, monitorar indicadores e obter resultados para a organização, o que os habilita a atuarem em empresas de diferentes setores e tamanhos de uma forma prática, criativa e objetiva, além de se capacitarem para empreender e gerenciarem seus próprios negócios. Por se tratar de um curso em ascensão, ele possui ótima aceitação no mercado de trabalho e oferece uma série de oportunidades de atuação, portanto, ele se traduz em uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional para todos”, destaca.
Fonte:
Foto: Fabio Rizzon
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias