Neste ano, o 30º da regionalização, campus oferta 8 novos cursos de graduação
O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) firmou um saldo de conquistas tão marcante em 2023 quanto às comemorações dos 30 anos da regionalização da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A atuação voltada à promoção da excelência acadêmica, a fim de oportunizar oferta de conhecimentos e a produção de novos, agregou quatro cursos ao Carvi neste ano. As novidades foram nas áreas da Ciências da Vida (Saúde), com as graduações de Enfermagem e Biomedicina, e no campo das Exatas e Engenharias, com os cursos de Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Além desses cursos tradicionais, dois outros, de curta duração, começaram a fazer parte da grade oferecida pela UCS Bento neste ano. Gestão de Turismo e Gestão de Cooperativas são oferecidos dentro do programa UCS Digital, de formação híbrida, com aulas síncronas (ao vivo), atividades EaD e encontros presenciais.
As movimentações da UCS direcionam para as vocações regionais e contemplam, ainda, a necessidade de profissionais cada vez mais demandados para os segmentos do cuidado humano e da tecnologia, de acordo com o sub-reitor do Carvi, Fabiano Larentis. “Contemplamos áreas que contribuem com a promoção da qualidade de vida, bem como eixos importantes de nossa economia regional, além de preparar profissionais agora e para o futuro, ligados aos ambientes da tecnologia da informação”, considera Larentis, comemorando os 28 cursos de graduação no Carvi, em todas as áreas do conhecimento.
Essa grande oferta de ensino superior de qualidade começou a ser acelerada a partir de 1993, quando houve o processo de regionalização da UCS no município. Naquele ano, foi assinado um comodato com a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi), criada em 1972, após o Ministério da Educação proibir que cursos superiores fossem oferecidos fora da cidade-sede da instituição mantenedora – no caso, a UCS, em Caxias do Sul. A presença da UCS ampliou a oferta de cursos, bem como a procura pelo ensino superior no município. Em 1993, havia 2.113 profissionais formados até então na Fervi. Passados 30 anos, contando diplomados e certificados, são mais de 14 mil.
Mais que os números, a transformação social, cultural e econômica de Bento Gonçavles e região impulsionada com a universidade foi o grande motivo da celebração das três décadas da regionalização, ocorrida em agosto. “É uma data na qual nos faz renovar o pensamento cada vez mais focado no papel do conhecimento como protagonista do desenvolvimento”, comenta o sub-reitor. É dessa forma, investindo em educação, que a UCS atua. Para instalar o curso de Enfermagem, a instituição aplicou cerca de R$ 1 milhão no Laboratório de Habilidades, equipado com manequins de última geração para as práticas dos alunos. Outra forte investida nessa área foi a chegada do curso de doutorado em Direito.
Além de investir, o Carvi promove educação. O ano de 2023 foi profícuo também em atividades nesse sentido. Entre as iniciativas que marcaram o ano estão, por exemplo, a Competição Regional de Foguetes, voltada a estudantes dos ensinos fundamental e médio, e o UCS Talk Profissões, que levou 1 mil alunos do ensino médio de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Barão e Salvador do Sul para conhecerem, no Carvi, as possibilidades de formação superior. Outra ação foi a participação de 16 acadêmicos da graduação e da pós-graduação das Engenharias da UCS Bento Baja SAE Brasil – Regional Sul, em Criciúma (SC). O evento envolve estudantes de universidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná num desafio para fabricar um carro off road.
Outra forte iniciativa da UCS Bento na promoção da educação – neste caso, empreendedora – foi o primeiro edital StartUCS no campus. Através do documento, foram selecionadas 14 pessoas para uma jornada de mentoria com o suporte da universiadade, a fim de evoluírem seus produtos e serviços, validando suas propostas com especialistas e possíveis clientes.
Com tantas proposições educadoras e educativas, a UCS Bento prepara um 2024 igualmente movimentado. Além de Biomedicina, curso que fará sua estreia no próximo ano, outros três estão garantidos: Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação e Gestão da Produção Industrial (para o segundo semestre de 2024). E a intenção é ampliar ainda mais. Para 2024, haverá a oferta do Doutorado em Administração e Mestrado em História, ampliando as oportunidades de especialização que já contam com os atualmente oferecidos Mestrado e Doutorado em Direito, Mestrado em Administração, Mestrado em Ciências e Matemática, Mestrado em Educação e Mestrado em Engenharia de Produção. Outro incremento, nas especializações (lato sensu) é o início da oferta de cursos na área de saúde, além dos já disponíveis.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Viviane Somacal | Exata Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor