UCS Bento amplia oferta de graduação com Publicidade e Propaganda a partir de 2026

Nova formação também marca a estreia do primeiro curso da área de comunicação social no Carvi

Mais um movimento de expansão do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), voltado a ampliar a oferta de graduação e a promover o desenvolvimento da microrregião, está confirmado para o próximo ano. A partir de 2026, a UCS Bento abre oferta para o curso de Publicidade e Propaganda, inaugurando o primeiro curso de comunicação social do campus. As aulas iniciam em março, com processo seletivo no edital de verão da UCS.

“A comunicação é estratégica para o desenvolvimento de qualquer organização. Com esse curso, mais uma vez estamos atendendo às demandas da região, agregando novas capacidades e habilidades para ampliar o progresso regional e formando profissionais com bagagens humana e técnica para lidar com os desafios da contemporaneidade”, diz o sub-reitor da UCS Bento, professor Fabiano Larentis.

A nova graduação, com previsão de atender a 30 alunos em sua primeira turma, seguirá o mesmo projeto pedagógico adotado no campus-sede, em Caxias do Sul. Dessa forma, garantirá, além da mesma qualidade acadêmica e estrutura curricular, o qualificado corpo docente. Contudo, pequenas adaptações foram propostas, a fim de que o curso esteja adequado à realidade e às demandas do município e região, principalmente com visitas a experiências práticas. “Nossa ideia, com isso, é propor oportunidades de integração a projetos locais e parcerias com empresas, agências e instituições culturais da cidade, o que potencializa a vivência prática dos estudantes e amplia o vínculo com o mercado regional”, diz o coordenador do curso, professor Ronei Teodoro da Silva.

Ao todo, o curso terá duração de oito semestres, com uma jornada formativa que perpassa por mais de 40 disciplinas, sendo ofertado, num momento inicial, no turno vespertino-noite. Para Teodoro, o curso se destaca por oferecer uma formação que combina sólida base teórica com intensa prática desde os primeiros semestres. Além de laboratórios e projetos que simulam desafios reais do mercado, há uma forte integração com empresas e organizações locais, diz ele, permitindo que os alunos desenvolvam portfólios consistentes e experiências concretas ao longo da graduação. “Outro diferencial é o corpo docente, formado por professores com vivência acadêmica e atuação no mercado, o que garante uma visão atualizada e aplicada da profissão, sempre conectada às tendências da comunicação contemporânea”, observa.

A chegada da graduação, integrante da Área do Conhecimento de Ciências Sociais da UCS, representa uma oportunidade estratégica para formar profissionais qualificados sem que precisem se deslocar para outras cidades, na visão do professor. Segundo ele, a região possui um setor produtivo dinâmico, com empresas de diversos segmentos – do vinho e turismo à indústria e serviços – que demandam cada vez mais uma comunicação criativa e eficaz. “O curso pode agregar aos futuros profissionais não apenas conhecimentos técnicos e estratégicos, mas também uma compreensão aprofundada das especificidades culturais e econômicas locais, preparando-os para atuar de forma inovadora e conectada às demandas da Serra Gaúcha”, comenta.

Teodoro também destaca a capacidade de o curso de PP estabelecer uma comunicação criativa a fim de criar conexão entre marcas e público, ampliando a capacidade de gerar negócios, ainda mais em tempo de mídias digitais – que transformaram a publicidade em uma ferramenta ainda mais estratégica. “Hoje, qualquer pessoa ou empresa pode criar, divulgar e segmentar campanhas diretamente para públicos específicos, com baixo custo e alta capacidade de mensuração. Isso ampliou não apenas o alcance, mas também a relevância da comunicação publicitária no dia a dia, permitindo que marcas e profissionais contem histórias, construam relacionamentos e promovam produtos de forma personalizada e interativa. Nesse cenário, dominar as técnicas e estratégias da publicidade se tornou fundamental para competir e se destacar no mercado”, avalia Teodoro.

De acordo com ele, o papel da PP vai muito além de simplesmente “vender produtos”. Sua atribuição, diz, está em construir conexões significativas entre marcas, causas e pessoas, traduzindo ideias em narrativas capazes de gerar identificação e engajamento. “Em um cenário saturado de informações, a PP atua como mediadora criativa, ajudando empresas, organizações e até indivíduos a se posicionarem de forma clara, ética e estratégica, utilizando diferentes linguagens e plataformas para gerar valor e relevância”, opina.

Fonte: Raquel Piegas | Exata Comunicação e Eventos

Foto: Bruno Zulian

error: Conteúdo Protegido