Professora Maria do Carmo Quissini estará à frente do trabalho no biênio 2025-2027
Focada no cuidado e no desenvolvimento da região, a Universidade de Caxias do Sul amplia seu protagonismo junto ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, em evento realizado no Campus-Sede da UCS, a professora Maria do Carmo Quissini assumiu a presidência do Comitê para o biênio 2025-2027, tendo como vice o empresário Júlio Salecker, da cidade de Estrela.
Maria do Carmo já é atuante no Comitê, e na última gestão exerceu a função de secretária-executiva. Agora, como presidente, entende que o maior desafio será a articulação das ações previstas no Plano de Bacia dos Rios Taquari-Antas. “Entre todas as ações que foram elencadas no documento, precisamos definir as prioridades e buscar formas de implementar essas ações”. Algumas requerem atenção maior, como mitigar e prevenir eventos climáticos extremos. “Vamos trabalhar em parceria com os municípios e o Governo do Estado nessas medidas, que exigem obras estruturantes. Mas também precisaremos colocar em prática outras ações que não vão exigir recursos tão grandes, como a proteção de nascentes e matas ciliares”, explica.
No final de 2024, o Comitê finalizou o Plano de Bacia. O trabalho, que teve inicio em 2010, serviu para a elaboração de eixos de atuação que vão recuperar a qualidade da água, melhorar a gestão de recursos hídricos, promover a preservação ambiental e garantir a disponibilidade hídrica para usos múltiplos.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, reforça o protagonismo histórico da Universidade junto ao Comitê de Gerenciamento. “A relação da Instituição com o Comitê e com a causa hidrográfica ocorre desde a sua criação. Liderá-lo agora, em um momento mais dramático em decorrência dos eventos climáticos ocorridos no ano passado, aumenta a responsabilidade. Nós temos um grande compromisso de executar o plano. A UCS já apresentou muitas propostas para o cuidado com as águas. Um exemplo é o Cidades Resilientes, um projeto grande e que será parte deste novo processo sob a presidência da professora Maria do Carmo”, analisa.
Homenagem
O ex-reitor da UCS Isidoro Zorzi esteve presente no evento desta quarta-feira, no qual foi homenageado por sua trajetória frente ao Comitê. Zorzi foi um de seus fundadores e primeiro presidente, e além de vice-presidente de 2015 a 2019.
O Comitê, fundado em 1998, é composto por 47 entidades, ligadas a 119 municípios. Integram o grupo representantes do poder público, entidades de classe, instituições de ensino, sindicatos, associações comunitárias e empresários de segmentos como abastecimento público, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, geração de energia e mineração, entre outros.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Estado discute centro de referência em políticas públicas para redução de riscos de desastres
Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco em arrecadação de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho
Casa das Artes sedia exposição “As Cores do Meu Trabalho”, de Alex Nuñes