UCS apresenta prioridades do ano em encontro com funcionários

A Reitoria da Universidade de Caxias do Sul (gestão 2018-2022) promoveu na segunda, dia 25, o tradicional encontro com os funcionários, no qual foram apresentados os projetos e ações para o ano. A atividade ocorreu em dois turnos, abrangendo a totalidade dos colaboradores da instituição, no UCS Teatro. Com o mesmo propósito, um encontro com os professores – após uma semana de seminários e oficinas de qualificação – também foi realizado.

Em ambos turnos, a estrutura dos encontros foi semelhante. Após a saudação da vice-presidente eleita da Associação dos Funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul (AFFUCS), Magda Maria Cecere dos Santos, o diretor Administrativo e Financeiro da UCS, Candido Luis Teles da Rosa, apresentou a contextualização e cenários da gestão. Usando dados comparativos do período de cinco anos entre 2014 e 2018, o diretor apresentou as medidas prioritárias da UCS para fazer frente aos atuais desafios do universo da Educação Superior no Brasil.

Entre elas estão o reforço da graduação presencial, a ampliação da atuação no segmento da Educação a Distância (EaD) e o fortalecimento das unidades de negócios e de áreas como pesquisa, projetos e serviços, tanto no que se refere ao crescimento da pós-graduação como nas ações voltadas ao mercado, por meio de parcerias com empresas e o poder público. “A sustentabilidade é um desafio de todos nós, e do ensino superior de modo geral no país”, sustentou o diretor.

Projetos prioritários
O reitor Evaldo Kuiava embasou sua abordagem na ideia de que as novas tecnologias da informação estão promovendo uma mudança de paradigmas em todos os campos da atuação humana – sendo, portanto, necessário perceber esses movimentos e adequar-se às transformações. É o que a Universidade tem procurando fazer, anunciou o reitor, mantendo como fundamento a busca da excelência, o que significa a elevação dos patamares de qualidade.

As medidas para essa adequação estão organizadas em quatro grandes projetos acadêmicos para o ano: a continuidade da reestruturação dos cursos de graduação, iniciada em 2018, que visa à ampliação do conceito de flexibilidade e inovação nas formações; a ampliação da participação no segmento EaD; o reforço do programa UCSTec, aumentando a quantidade e o acesso aos cursos tecnológicos de curta duração; e a implementação do processo seletivo contínuo para o ingresso de novos acadêmicos.

Medidas e ações

Entre as providências tomadas nessas áreas prioritárias, Kuiava enumerou, entre outras, diversas ações como a intensificação do relacionamento com estudantes e egressos de graduação; o investimento constante na qualificação de professores por meio do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais; a montagem de corpo docente com experiência de mercado no programa UCSTec; a inserção da UCS como agente integrador de estágios por meio do programa UCS Carreiras; a implementação de cinco novos cursos stricto sensu (dois mestrados e três doutorados) este ano, com intenção de expansão para outras cidades da região; o novo Plano Institucional de Internacionalização, com mais de cem ações específicas; e o fomento ao conceito de ‘empreendimento científico’, fazendo com que da pesquisa acadêmica resultem soluções efetivas para a sociedade, em forma de novos produtos, processos e serviços.

“Hoc opus, hic labor est! ‘Esta é a obra, este é o trabalho’”, sentenciou Kuiava, citando e traduzindo a passagem do épico Eneida, escrito pelo poeta romano Virgílio no (séc. I a.C.), para exortar as diferentes equipes da UCS ao enfrentamento da mudança de paradigmas da contemporaneidade, que geram repercussão sobre as organizações, as pessoas, os modelos de negócios, as formas de prestação de serviços e as relações do mundo do trabalho e da formação profissional. “Precisamos agir, e com as ações propostas vamos superar as dificuldades. Contamos com todos para dar seguimento ao que a UCS vem fazendo há 52 anos, transformando vidas por meio de uma educação de qualidade, voltada ao desenvolvimento das pessoas e da região”, finalizou.

Confiança e excelência
O presidente em exercício do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, encerrou o encontro destacando o suporte da mantenedora às medidas da Reitoria para a UCS no ano. Quadros também salientou a confiança na equipe de funcionários e convocou a todos para priorizarem a alta qualidade no atendimento a todos os públicos que se relacionam com a UCS. “Somos uma instituição de nível de excelência, e temos todos a responsabilidade de defender a causa que é a Universidade”.

Fotos: Claudia Velho

Fonte: UCS

error: Conteúdo Protegido