A Prefeitura de Bento Gonçalves está presente no dia a dia da população investindo em infraestrutura, atuando na saúde e preservando o bem-estar. Com esperança, trabalho e compromisso começa trilhar novos caminhos para Bento Gonçalves. Nos próximos meses será dado início a diversos projetos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.
Nesta terça-feira, 1º, foi apresentado o projeto de reestruturação da Via Gastronômica. O local abriga cerca de 80 empreendimentos entre restaurantes, bistrôs, comércio, hotel e outros. As obras foram apresentadas para imprensa e empresários.
Conforme a diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer será feita a troca de todo passeio público, nova pavimentação em toda extensão da pista, revitalização dos equipamentos urbanos como luminárias (led), bancos, cadeiras e mesas, e alargamento de calçada. “É um projeto que irá priorizar o pedestre, todas as modificações foram estudadas e atendem as necessidades para que o espaço se transforme em um local que os moradores e visitantes possam aproveitar o melhor da cidade”, disse.
A obra também compreende nova tubulação da rede de esgoto, realocação dos containers de lixo, colocação de lâmpadas de led e pavimentação das vias paralelas, tirando o fluxo de caminhões da via principal.
O projeto começou a ser idealizado ainda em 2006, com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh). Na época, 09 empreendimentos integravam o local. “É um dia histórico para os empreendedores dessa região, estamos vivenciando a realização de um sonho. Lá naquela época já iniciamos o processo para transformar esse espaço de experiências únicas e vivências memoráveis. E hoje vemos nossa história sendo valorizada e o setor sendo priorizado. Agradecemos o poder público por ter atendido o nosso pedido, colocado o projeto embaixo do braço e auxiliado na idealização desse projeto com olhar diferenciado e arrojado. Uma ação para Bento Gonçalves”, disse emocionada a diretora executiva do SEGH, Márcia Ferronatto.
O Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto evidenciou que a obra vai qualificar a única rota gastronômica da cidade, que abriga o complexo Cultural composto por Museu do Imigrante, Casa das Artes, Rua Coberta e praça Achyles Mincarone. “É uma obra para comunidade de Bento Gonçalves, este projeto será um marco para o fluxo turístico da nossa cidade, além disso se caracterizará como um ponto de encontro para nossa população”, disse.
A obra está prevista em duas etapas, iniciando pelo Perímetro Rua Herny Hugo Dreher até entroncamento com a Rua Xingú, em um total de 600 m, e após perímetro da Avenida Planalto entre Rua Herny Dreher e Carlos Flores, em uma área total de 700m. O investimento previsto é de R$ 2,5 milhões na primeira etapa.
O prefeito Diogo Siqueira destacou que é um projeto que proporciona para cidade um espaço diferenciado. “Estamos trabalhando fortemente nas ações de saúde da nossa população, mas com os olhos projetados para o pós-pandemia para quando tudo passar estarmos prontos. Esse projeto atende um pedido do empresariado da região, mas também contempla toda nossa população, que irá receber um ambiente seguro, qualificado e que será uma marco para nossa cidade. É resultado de muito planejamento, estudo e trabalho”, ressaltou.
Foto: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
OPERAÇÃO INTEGRADA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA, EM FARROUPILHA
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento