A realização da 41ª Romaria à Cruz do Salgado e encenação da Paixão e Morte de Cristo marca a Sexta feira Santa da Paixão em Bento Gonçalves . A concentração de comunidades inicia às 18h em frente a Escola Anselmo Luigi Picolli, no bairro Cohab.
Após a concentração os fiéis iniciam a caminhada até a Igreja São Pedro – Salgado, onde inicia a encenação com posterior caminhada até o Morro da Cruz do Salgado, onde ocorre o espetáculo, que busca refletir o verdadeiro sentido da Páscoa: a vida, paixão, e ressurreição de Jesus.
A encenação da Paixão de Cristo ocorre com o objetivo de fomentar a religiosidade, além de fornecer atrativo turístico cênico e religioso. São 50 figurantes, entre jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio, que preparam um espetáculo para emocionar.
30/03 – SEXTA-FEIRA SANTA
07h – Reinício da Adoração ao Santíssimo e confissões no Santuário;
09h – Via Sacra no Santuário;
15h – Liturgia da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo;
16h – Procissão do Encontro pelas ruas do Centro;
18h – 41ª Romaria à Cruz do Salgado e encenação no Morro da Cruz.
A história da Romaria ao Morro da Cruz do Salgado está ligada à história da imigração italiana na região de Bento Gonçalves. Os imigrantes chegaram na antiga Cruzinha, depois Colônia de D. Isabel e finalmente Bento Gonçalves a partir de 1875. No ano de 1899 foi cravada a Cruz de madeira, de aproximadamente 4 (quatro) metros de altura, ao lado de um marco que o agrimensor Pedro Salgado identificou como sendo o ponto mais alto de Bento.
Em 1976, Pe. Oscar Bertholdo instituiu a Romaria Motorizada à Cruz do Salgado. Também, a partir desta data foi introduzida a Bênção das ervas medicinais e da Macela (ou marcela), uma vez que na tradição popular esta deve ser colhida antes do nascer do sol da sexta-feira santa.
Em 2004, a Paróquia oficializou a Romaria ao Morro da Cruz do Salgado. Atualmente cerca de oito a dez mil Romeiros e Romeiras participam anualmente da Romaria, que faz parte do Roteiro Estadual do Turismo. A encenação da Paixão de Cristo ocorre há 25 anos, com objetivo de fomentar a religiosidade, além de fornecer atrativo turístico cênico e religioso. São 50 figurantes, entre jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio, que preparam um espetáculo para emocionar.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor