Trupe Dosquatro realiza apresentações da performance “espaços continuum”, neste sábado e domingo em Bento

A performance emerge a partir de um desdobramento do espetáculo mundus immundus2, reafirmando a ideia de presença/ausência. Ela ocorre da forma mais tradicional possível: sem horário definido e evidenciando a efemeridade; o público transeunte é convidado a participar de forma singela com suas memórias presentes na sua ausência.

A performance é entendida como um segmento artístico que surgiu nas artes visuais e, aos poucos, transbordou-se para outros segmentos, pois não possui uma técnica definida ou rígida. Muito pelo contrário: é um gênero que permite as mais variadas possibilidades de metodologias e formatos; se revela como um rizoma tocando todas as outras artes (música, teatro, vídeo, artes visuais).

Em 2010, A Trupe introduziu a performance no cenário artístico bento-gonçalvense. Desde então, além de inúmeras performances realizadas, também trouxe artistas de outras localidades do Brasil para ministrar oficinas deste segmento para outros artistas da cidade e região.

A Trupe Dosquatro apresenta a performance “espaços continuum”, que ocorre nos dias 12 e 13 de julho, na Praça Ismar Scussel e no Museu do Imigrante, em Bento Gonçalves, respectivamente, com direção de Edson Possamai e de Cristian Bernich, artistas bento-gonçalvenses que construiriam uma linguagem cênica própria e única ao longo de mais de 20 anos de carreira. Ambos proporão um desdobramento do espetáculo de teatro “mundus immundus2”, que conta a história surpreendente da personagem “Cabrita”, uma mulher que (sobre)vive em um lixão relatando suas memórias e como ela chegou à “vida no lixo”.

A performance propõe uma relação direta com o público, convidando-o a participar com suas histórias que não foram contatadas, histórias guardadas, histórias de vida. Mantendo a ideia de efemeridade da performance, é divulgado para o público um período de horas que acontecerá a performance, mas é determinado um horário específico. As performances serão realizadas pelas Intérpretes Rosane Marchetto, Sinara Gnoatto e Fernanda Moreira Rodrigues, que também são parte do elenco da Cia.

“espaços continuum” é parte de um projeto que é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

espaços continuum

12 de julho – Praça Ismar Scussel – Horário: entre 13h e 15h

13 de julho – Museu do Imigrante – Horário: entre 10h e 16h

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

error: Conteúdo Protegido