A Justiça do Trabalho iniciou nessa segunda-feira (22/5) a 3º Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Até a próxima sexta-feira (26), as unidades judiciárias realizarão pautas extras de audiência para processos que apresentam possibilidade de acordo, independente da fase em que se encontrem.
No primeiro dia da Semana, a Justiça do Trabalho gaúcha promoveu 68 audiências no novo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do primeiro grau, das quais 43 resultaram em conciliação. O espaço foi instalado na galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432) e conta com uma equipe de juízes e servidores capacitados em métodos de conciliação e mediação. As audiências ocorrem em mesas redondas, para facilitar o diálogo e a negociação entre as partes. O valor total dos acordos homologados na estreia do Cejusc-JT chegou a mais de R$ 727 mil.
O advogado Solon Mucenic participou de audiências representando trabalhadores e elogiou a iniciativa da Justiça do Trabalho. “A Semana da Conciliação é uma ferramenta muito importante para solucionar conflitos, porque o acordo abrevia o processo. O reclamante transforma o que era duvidoso em algo certo, e a empresa tem a chance de resolver sua dívida”, analisou. O advogado Gabriel Angheben, que representou uma empresa, também avaliou de forma positiva o evento e ressaltou as vantagens do novo Cejusc-JT de 1º grau: “A disposição do local é conciliatória: o juiz fica mais próximo das partes e há um contato mais humano entre os envolvidos. Creio que este espaço irá facilitar bastante a celebração de acordos”, afirmou.
Além das audiências nos novos Cejusc-JT de primeiro grau e segundo grau, o TRT-RS também promove pautas de conciliação nas Varas do Trabalho e Postos Avançados onde os processos tramitam. Ao todo, foram agendadas 755 audiências extras no Rio Grande do Sul em razão da Semana da Conciliação Trabalhista. Desse total, 451 ocorrem nas unidades judiciárias de origem dos processos, e outras 324 no Cejusc-JT do primeiro grau.
Apesar de já estarem em funcionamento, a inauguração oficial dos novos centros de conciliação e mediação da Justiça do Trabalho gaúcha ocorrerá no dia 26 de maio. A cerimônia ocorrerá no Foro Trabalhista de Porto Alegre e contará com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira. O evento marcará o encerramento da 3º Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.
Semana da Conciliação
A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi criada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com a participação dos 24 TRTs de todo o Brasil. O objetivo do evento é promover a cultura do acordo, considerado um caminho eficiente para a solução de conflitos entre patrões e empregados.
Fonte: TRT
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor