Três projetos de lei e um recurso ao arquivamento de projeto estão na pauta de votação da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bento Gonçalves desta segunda-feira (18), que tem início às 18h. Todas as matérias são de autoria parlamentar e devem ser apreciadas em votação única, sendo que os três projetos de lei tramitam em regime de urgência.
A primeira proposta presente na Ordem do Dia é o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 65/2016, de autoria do vereador Moisés Scussel Neto (PSDB). A proposta visa assegurar às crianças o direito ao aleitamento materno nos estabelecimentos de uso coletivo, públicos ou privados, de Bento Gonçalves, além de estabelecer uma multa a quem proibir ou constranger o ato da amamentação nesses locais. Segundo a justificativa da matéria, “estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de cinco anos nos países em desenvolvimento”.
Em seguida, os vereadores devem votar o PLO nº 104/2016, protocolado pelo vereador Márcio Pilotti (PSDB). A matéria busca alterar o anexo da Lei Municipal nº 5.381/2011, que dispõe sobre o calendário oficial de datas comemorativas do município de Bento Gonçalves, transformando a primeira semana de outubro na “Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais”. Conforme a justificativa do projeto, “durante a referida semana, a administração municipal promoverá eventos, palestras, campanhas e aulas, com o objetivo de gerar reflexão, comemoração e conscientização acerca dos direitos dos animais”.
Já o PLO nº 105/2016, de autoria do vereador Moacir Camerini (PDT), pretende modificar a Lei Municipal nº 4.430/2008, que dispõe sobre o sistema de estacionamento rotativo pago nas vias e logradouros públicos, através da inclusão do artigo 12-A na referida norma. O item proposto determina que o agente municipal de trânsito faça “a verificação da irregularidade através de imagens e georreferenciamento” e carimbe “a notificação impressa, in loco, fazendo constar seu nome e matrícula de inscrição”, para dar início ao prazo de 48 horas para o pagamento da multa. De acordo com a justificativa do projeto, “muitos usuários estão perdendo o prazo para regularização da tarifa por não ter a certeza de que o agente municipal de trânsito constatou a irregularidade através de imagens e georreferenciamento”, devido à falta de comprovação nesse sentido.
Por fim, o plenário deve apreciar o Recurso nº 1/2016, também protocolado pelo vereador Moacir Camerini. A matéria pede o reexame dos fundamentos que levaram o Projeto de Resolução nº 33/2015 a ter sua tramitação rejeitada pela Mesa Diretora da Casa. A proposta em questão visava criar o programa “Transparência nas Sessões Plenárias” no âmbito da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, com a implementação de medidas como a “divulgação dos votos dos vereadores logo após a votação das proposições” e a “leitura da lista de presença dos vereadores na sessão plenária”.
A pauta da Ordem do Dia pode sofrer modificações até o início da sessão, conforme estabelece o artigo 58 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Bento Gonçalves.
A Sessão Ordinária, aberta à participação da comunidade, é transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento, no Canal 16 da NET, pelo site da Câmara e pelo Youtube.
Fonte: Câmara Bento
Deputado Guilherme Pasin propõe seminário para debater impactos da Reforma Tributária
Vereadores aprovam reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural em Monte Belo do Sul
Coronel Sandro Gonçalves da Silva deixa a Secretaria de Segurança Pública de Bento Gonçalves