Treinamento simula atropelamento com caminhão no Tacchini

Caminhão desgovernado, carregado de lenha, atinge pelo menos dez pessoas. A frase em destaque é típica de reportagem policial. No cenário, um caminhão carregado de lenha a ser entregue no hospital e que apresentou um problema mecânico. O mesmo atropelou diversas pessoas e atingiu outras com parte da carga que se soltou. Foi este o contexto encontrado pelos Brigadistas de Emergência e pelas equipes assistenciais do Hospital Tacchini que participaram nesta semana de uma ação simulada nas dependências da Instituição.

O trabalho foi realizado pelo Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Brigada de Emergência do Hospital e teve por objetivo avaliar o tempo resposta de atendimento e o quanto as equipes estão preparadas para estas ações. As ‘vítimas’ tiveram lesões na coluna, fraturas expostas nos braços e pernas, cortes e escoriações pelo corpo e foram levadas ao Pronto Socorro do Hospital Tacchini.

A Enfermeira Marcela Dachery, coordenadora da Brigada de Emergência, relata que, atualmente, existem cerca de 650 profissionais de diferentes áreas treinados em primeiros socorros e que estão distribuídos pelos 4 turnos de trabalho no Hospital. “Nosso intuito com esse exercício de simulação foi chegar ao máximo da situação real, promovendo experiência aos profissionais no atendimento a múltiplas vítimas e, ao mesmo tempo, perceber como eles interagiram entre si”, avalia.

Ela ressalta que a atuação de outras equipes, como da Manutenção e Portaria, apesar de não terem formação na área de saúde, foi importante para o êxito nas ações. “O mesmo ocorreu com a equipe do Pronto Socorro, que demonstrou estar pronta para atender toda a comunidade em acidentes que envolvem um número de vítimas acima do que normalmente ocorre”, conclui.

A Técnica em Segurança do Trabalho, Elisandra Floriano Chaves Benini ressalta que o Hospital Tacchini vem investindo, ano a ano, no aprimoramento dos treinamentos, na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Elisandra lembra que a Brigada de Emergência dispõe inclusive de um ramal interno, próprio para situações emergenciais, onde todos os funcionários estão orientados a ligar quando um incidente envolver funcionários, transeuntes e prestadores de serviços. O exercício simulado foi avaliado de forma positiva, mostrando oportunidades de melhorias.

“Podemos errar durante o treinamento, mas jamais em situações reais. É por isso que trabalhamos em prol da preservação da integridade física e da saúde, com qualidade de vida”, afirma.

Participaram do treinamento simulado cerca de 80 pessoas, entre Brigadistas, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, bem como Enfermeiras(os) e Médicos, além de estudantes da Faculdade Cenecista. No Hospital Tacchini, a Brigada de Emergência proporciona treinamentos periódicos, tendo como instrutor o sargento José Albino Matos, do Corpo de Bombeiros.

Veja mais fotos:

Fonte: Tacchini / Assessoria de Imprensa

error: Conteúdo Protegido