Caminhão desgovernado, carregado de lenha, atinge pelo menos dez pessoas. A frase em destaque é típica de reportagem policial. No cenário, um caminhão carregado de lenha a ser entregue no hospital e que apresentou um problema mecânico. O mesmo atropelou diversas pessoas e atingiu outras com parte da carga que se soltou. Foi este o contexto encontrado pelos Brigadistas de Emergência e pelas equipes assistenciais do Hospital Tacchini que participaram nesta semana de uma ação simulada nas dependências da Instituição.
O trabalho foi realizado pelo Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Brigada de Emergência do Hospital e teve por objetivo avaliar o tempo resposta de atendimento e o quanto as equipes estão preparadas para estas ações. As ‘vítimas’ tiveram lesões na coluna, fraturas expostas nos braços e pernas, cortes e escoriações pelo corpo e foram levadas ao Pronto Socorro do Hospital Tacchini.
A Enfermeira Marcela Dachery, coordenadora da Brigada de Emergência, relata que, atualmente, existem cerca de 650 profissionais de diferentes áreas treinados em primeiros socorros e que estão distribuídos pelos 4 turnos de trabalho no Hospital. “Nosso intuito com esse exercício de simulação foi chegar ao máximo da situação real, promovendo experiência aos profissionais no atendimento a múltiplas vítimas e, ao mesmo tempo, perceber como eles interagiram entre si”, avalia.
Ela ressalta que a atuação de outras equipes, como da Manutenção e Portaria, apesar de não terem formação na área de saúde, foi importante para o êxito nas ações. “O mesmo ocorreu com a equipe do Pronto Socorro, que demonstrou estar pronta para atender toda a comunidade em acidentes que envolvem um número de vítimas acima do que normalmente ocorre”, conclui.
A Técnica em Segurança do Trabalho, Elisandra Floriano Chaves Benini ressalta que o Hospital Tacchini vem investindo, ano a ano, no aprimoramento dos treinamentos, na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Elisandra lembra que a Brigada de Emergência dispõe inclusive de um ramal interno, próprio para situações emergenciais, onde todos os funcionários estão orientados a ligar quando um incidente envolver funcionários, transeuntes e prestadores de serviços. O exercício simulado foi avaliado de forma positiva, mostrando oportunidades de melhorias.
“Podemos errar durante o treinamento, mas jamais em situações reais. É por isso que trabalhamos em prol da preservação da integridade física e da saúde, com qualidade de vida”, afirma.
Participaram do treinamento simulado cerca de 80 pessoas, entre Brigadistas, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, bem como Enfermeiras(os) e Médicos, além de estudantes da Faculdade Cenecista. No Hospital Tacchini, a Brigada de Emergência proporciona treinamentos periódicos, tendo como instrutor o sargento José Albino Matos, do Corpo de Bombeiros.
Veja mais fotos:
Fonte: Tacchini / Assessoria de Imprensa
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves