Treinamento com voluntários da Defesa Civil ocorre neste domingo,1, em Bento

Atividade ocorre a partir das 9h no Parque Gasper e irá simular técnicas de salvamento, com uma média de quatro horas de duração

A Prefeitura de Bento Gonçalves através da Secretaria de Segurança (SEMSEG) e Defesa Civil, realiza neste domingo (1º) o primeiro treinamento de voluntários no Parque de Aventuras Gasper. No dia, o SAMU realizará simulações de salvamento com um grupo de pessoas (formado por voluntários que participaram dos resgates das vítimas dos deslizamentos no interior do município). O treinamento irá acontecer a partir das 9h e terá uma média de quatro horas de duração, abrangendo um público entre 50 e 60 pessoas, inscritos para a atividade.

Ao longo da manhã e início da tarde, haverá oficinas de salvamento numa ampla área aberta cedida pelo parque. As atividades incluem técnica de salvamento com corda, como levar vítimas de fraturas em quadriciclos, sobre manuseio de motoserra, e primeiros socorros e reanimação, em caso de parada cardíaca. A simulação ocorre num terreno íngreme, simulando casos reais, incluindo reanimação de uma possível vítima com parada cardíaca.

O coordenador dos voluntários civis, Vicente Tomasi, participará da ação e destaca que “cada um dentro de sua capacidade, sendo que alguns vão ter o conhecimento mais técnico da parte de risco, outros na área comunitária e de saúde”.

A coordenadora do SAMU-BG Melissa Bonatto explica que “será mais um grande momento para repassarmos aos voluntários técnicas aprimoradas de salvamento, mostrando na prática como podem agir em casos de emergência, imobilização de vítimas, para terem as coordenadas corretas em caso de necessitarem numa situação de urgência”.

O secretário de segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho destaca que “as nossas equipes estão engajadas em fazer com que esse dia seja proveitoso para todos os envolvidos, reforçando o espírito de comunidade e integração das forças de segurança também. Será mais um grande momento para os voluntários. Um grupo que já conta com a experiência do trabalho executado em maio e agora recebe mais instruções”.

A expectativa é que ao longo dos próximos meses, ocorra um segundo treinamento, que contará com a participação do Corpo de Bombeiros.

Em caso de chuva a atividade será transferida.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido