TRE-RS recebe mídia para tratar do dia da Eleição

Reunião ajustou detalhes das transmissões e da atuação da mídia na sede do tribunal

Representantes dos veículos de comunicação (jornalistas e técnicos) foram recebidos na tarde desta sexta-feira 09/09 no TRE-RS para ajustar detalhes operacionais do dia da eleição em primeiro turno, protocolos que valerão também para o 2º turno.

Foram tratadas as necessidades de espaço para as equipes de reportagem e transmissão, de apoio operacional, questões de segurança, fluxo interno e acesso aos dados da apuração, entre outros aspectos para garantir comodidade, transparência, operacionalidade e segurança para o trabalho da imprensa nas dependências do prédio sede do TRE-RS.

O acesso aos veículos será restrito ao saguão e ao plenário, áreas onde poderão ser instalados os equipamentos e que terá circulação das equipes de imprensa.

Mesmo que as câmeras da mídia sejam instaladas em local específico no plenário, o TRE-RS também vai disponibilizar imagens da totalização com suas próprias câmeras no local, gerando o conteúdo via plataforma Zoom enquanto durar a apuração.

As equipes de imprensa poderão circular pelo plenário em espaços determinados que permitam a ampla cobertura e não interfiram no trabalho dos servidores envolvidos na eleição.

Haverá entrevistas coletivas com representantes do TRE de hora em hora, no plenário. Também será possível gravar em outros momentos, conforme a disponibilidade dos entrevistados demandados pela mídia.

Segundo o Daniel Wobeto, secretário de tecnologia da informação do TRE-RS, além de todo este suporte técnico para o acompanhamento da apuração, haverá, para casos extremos como uma queda no sistema de dados via internet, uma sala específica onde os dados poderão ser acessados e atualizados com segurança.

O Assessor de Comunicação do TRE-RS, Cleber Oliveira, ressaltou que denúncias que chegarem à mídia envolvendo fakenews ou outros casos relacionados a tentativas de desinformação serão recebidas pela Ascom no grupo de whatsapp que a assessoria mantém com a imprensa e encaminhadas para a Comissão de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal, para que haja o pronto esclarecimento.

O TRE também terá um servidor especializado atuando junto à Secretaria de Segurança Pública, que vai monitorar ocorrências policiais envolvendo a votação para reportar à Ascom.

Texto: Ricardo Azeredo
Imagem: Gabriel Albuquerque
Coordenação: Cleber Moreira

error: Conteúdo Protegido