No dia 20 de julho, ocorrerá, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, o evento “Participação feminina na política e violência política contra as mulheres”. Com caráter informativo e educacional, as participantes buscarão debater sobre os desafios da participação feminina na política brasileira, abordando os entraves partidários, as candidaturas fictícias e a violência política de gênero.
O primeiro painel abordará os desafios das mulheres na política brasileira, contará com a Professora emérita da UFRGS, Dra. Céli Pinto, Doutora em Ciência Política pela University of Essex da Inglaterra. A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, falará sobre sua experiência político-partidária e medidas que podem promover maior participação feminina. A Coordenadora da Comissão de Participação Feminina do TRE-RS e Chefe da Seção de Programas Institucionais do TRE-RS, Débora Vicente, mediará o painel.
O segundo painel contará com a participação de Manuela D’Ávila e Polianna Santos, coordenadora da Escola judiciária do TSE, e abordará a experiência política e violência política de gênero. Manuela vai relatar suas experiências pessoais e Polianna vai mostrar a evolução jurisprudencial do TSE para proteger a atuação política das mulheres. Assuntos como a evolução da jurisprudência nos casos de candidaturas femininas fictícias ou candidaturas laranja, e a expectativas para aplicação da lei sobre violência política contra a mulher, serão debatidos. Este painel será mediado pela Desa. Eleitoral substituta Kalin Rodrigues.
O último painel será mediado pela Elaine Macedo, primeira mulher a presidir o TRE-RS, e tratará da experiência das Primeiras Chefes do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. O painel contará com a presença da Ex-governadora Yeda Crusius, primeira mulher a governar o RS, Desa. Iris Helena, primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Estado, e Deputada Silvana Covatti, primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do RS. Elas contarão suas trajetórias na chefia dos poderes. A Corregedora e Vice-Presidente, Desa. Vanderlei Kubiak irá encerrar o evento.
O evento será aberto ao público, e concederá certificado para quem fizer inscrição prévia no link e registrar presença no dia do evento. Vagas serão limitadas pela capacidade do plenário no tribunal. Também ocorrerá transmissão no youtube do TRE-RS.
Fonte: TRE-RS
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23