A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), divulgaram um dado que chama a atenção para o cuidado e atendimento, que vem sendo realizado com gestantes, portadoras do vírus HIV e seus filhos.
Nos últimos três anos, verificou-se que 100% das crianças, filhas de mães soro positivas estão livres do vírus. Isso significa que, estes bebês, expostos ao vírus HIV, nestes anos, encerraram a investigação, portanto, não se infectaram e são crianças negativas quanto a exame do vírus. Porém, o SAE/CTA segue acompanhando sete bebês, referentes ao ano de 2017.
“Essas crianças terão uma vida normal e saudável, sem necessitar de um controle extremamente rigoroso para o resto de suas vidas. Isso só foi possível, devido ao trabalho cuidadoso da atenção básica, que soube identificar essas mães e encaminhá-las ao serviço de referência: o SAE/CTA. Esse trabalho especializado e multiprofissional realizado por meio de consultas, exames e medicamentos evitou, com 100% de sucesso, a transmissão do vírus ao bebê. Nosso hospital de referência (Tacchini) também merece o reconhecimento pela atuação em conjunto nesses casos especiais. O trabalho é de várias mãos”, afirma o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Todas as gestantes são orientadas a fazer o pré-natal. Nas portadoras do vírus HIV, é imprescindível o acompanhamento dos profissionais da saúde durante as fases da gestação para evitar a transmissão vertical (tudo que passa da mãe para o feto). De acordo com a coordenadora do SAE/CTA, enfermeira Adriana Cirolini, “após o nascimento do bebê, a mãe que vive com HIV não poderá amamentar o filho, mas poderá dar todo o seu amor e aconchego ao bebê, que crescerá saudável física e afetivamente”, salienta.
Na última semana o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, esteve acompanhando o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), juntamente com o vereador Paulo Roberto Cavalli. Na oportunidade foram recebidos pela coordenadora Adriana, que apresentou as informações dos serviços prestados.
O horário de atendimento do SAE/CTA é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Marina Teles
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação