Desde o dia 1º de junho, os atendimentos pediátricos no Pronto-Socorro do Hospital Tacchini Carlos Barbosa (HTCB) estão sob a responsabilidade da Promed. Essa mudança tem como objetivo a qualificação e ampliação dos serviços oferecidos, buscando atender uma demanda cada vez maior e suportar casos mais complexos com um padrão elevado de qualidade.
A presença da Promed na gestão dos atendimentos em pediatria pediátricos traz diversas melhorias à comunidade. Maior empresa de gestão de equipes médicas da região Sul do Brasil, a Promed possui um histórico de excelência em serviços de saúde desde 1999, atuando em diversos hospitais de referência no Rio Grande do Sul, como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Militar de Área, em Porto Alegre.
Desde o início de julho, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa e a Promed iniciaram um período de transição, que busca unir as expertises e aproveitar ao máximo o potencial de cada instituição.
“Ao somar a capacidade de gestão médica e o compromisso com a inovação da Promed ao nosso atendimento em pediatria no Pronto-Socorro, reforçamos a responsabilidade e com a qualidade e segurança dos atendimentos, atentos às melhores práticas justamente no momento em que a demanda tende a ser maior e com potencial de maior gravidade em função das doenças respiratórias que acometem em bebês, crianças e adolescentes”, relata a gestora do Hospital Tacchini Carlos Barbosa, Cátia Argenta.
Qualificação constante
Nos últimos anos, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa tem evoluído significativamente em todos os seus serviços, e a pediatria não é exceção. A combinação de novas tecnologias, estruturas modernas e a qualificação contínua dos profissionais de saúde tem como objetivo oferecer o melhor para a comunidade de Carlos Barbosa e região.
Entre as melhorias registradas, destaca-se a ampliação do uso do Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF) em crianças. O equipamento oferece uma série de vantagens no tratamento de crianças com dificuldades respiratórias, melhorando significativamente a oxigenação e a ventilação. Isso reduz a necessidade de intubação, minimizando riscos de traumas e complicações associadas, além de proporcionar um suporte respiratório eficaz.
O CNAF é menos invasivo e melhor tolerado pelas crianças, permitindo maior mobilidade, menor necessidade de sedação e maior facilidade de interação com cuidadores e familiares. Sua instalação, embora simples e rápida, requer equipe capacitada e disponibilidade do equipamento. Por estes motivos o uso desta tecnologia não é comum em pronto-socorros de hospitais de pequeno e médio porte.
Nos últimos meses, a utilização da CNAF em crianças atendidas no Pronto-Socorro do HTCB, evitou a intubação de 7 crianças, sendo considerado um resultado extremamente positivo e benéfico.
Além disso, o CNAF interfere menos na alimentação e na comunicação das crianças, reduzindo o estresse e a ansiedade tanto para os pacientes quanto para os pais, e pode ser utilizada em diversas condições respiratórias, como bronquiolite, pneumonia e crises asmáticas.
“A combinação dessas vantagens demonstra o compromisso do hospital em oferecer o melhor cuidado possível, utilizando tecnologias avançadas e modernas para melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade infantil”, além da capacitação contínua das equipes assistenciais, avalia Cátia.
Dentre essas capacitações, destacam-se alguns treinamentos, como o de manejo da criança em estado crítico, essencial para preparar a equipe para lidar com situações de emergência pediátrica, garantindo uma resposta rápida e eficaz. O uso do Babypuff, focado no atendimento a recém-nascidos, também garante o suporte ventilatório adequado para bebês.
Os profissionais também realizaram capacitação para o manejo de pacientes em parada cardiorrespiratória, fundamental para salvar vidas em casos de emergências. Os treinamentos ainda permitiram o aperfeiçoamento das técnicas para realizar punções venosas em pacientes pediátricos, reduzindo o desconforto e aumentando a eficácia dos procedimentos.
Tão importante quanto saber lidar com situações de emergência, é saber identificá-las com eficiência. Por isso, os profissionais do Tacchini Carlos Barbosa receberam o treinamento de triagem, garantindo que pacientes em estado crítico recebam o atendimento prioritário com todos recursos e tempos preconizados.
As capacitações do serviço do Tacchini Carlos Barbosa são contínuas e garantem que os profissionais estejam sempre preparados para oferecer o melhor atendimento possível.
“Estamos em um período de transição e temos detalhes que ainda estão sendo ajustados. Mas já podemos notar uma série de melhorias no atendimento. Isso reforça nosso compromisso com a excelência no atendimento em pediatria pediátrico e traz diferenciais significativos para toda a comunidade”, avalia a Dra. Isabele Berti, diretora técnica do Hospital Tacchini Carlos Barbosa.
O plantão em pediatria do HTCB conta com médico presencial nas 24h do dia, atendendo a todos os convênios parceiros do hospital e ao SUS, conforme regulação e contrato vigente.
Fonte e foto: Tacchini Sistema de Saúde
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves