Nesta quarta-feira (03), iniciaram-se os preparativos da etapa final do Projeto Transformando Vidas, realizado pela Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-dama, que culmina no grande baile dia 04 de outubro, no CTG Laço Velho. Neste ano, a organização trouxe algumas inovações como a participação da P1Oito Studio de Dança para criar a coreografia musical que será apresentada. Os professores Lara Balsan e Zeca Baldassareli conceberam passos dinâmicos, divertidos e autoafirmativos, dentro do estilo da dança urbana.
Com integração da P1Oito neste processo formativo, amplia-se a acessibilidade e aproximação com o universo da dança, dos estilos que são representativos de sua geração.
“A gente acredita que a dança é veículo de transformação, seja qual estilo for. A dança inserida logo na juventude auxilia a pensar outras possibilidades, de desenvolver habilidades, quem sabe para uma futura profissão. Para nós significa muito participar do projeto, fazer parte deste momento especial, para a gente contribuir na formação deles”, destaca a professora Lara.
Cada etapa do projeto corresponde ao processo formativo e inclusivo, de acordo com as necessidades e expectativas, promovendo a cidadania e a transformação social, estimulando o crescimento pessoal e sua autonomia. A dança faz parte desse desenvolvimento, pois fala diretamente à cultura, às manifestações artísticas constituintes do ser humano.
“Precisamos caminhar junto das mudanças geracionais, e o Transformando Vidas precisou atender à linguagem de nossos adolescentes. A P1Oito enriquece o nosso trabalho de ampliação de horizontes e agrega valor cultural ao projeto. A dança urbana é uma forma de comunicação e identificação, representativa da atual geração”, ressalta a Primeira-dama, Cláudia Remus.
Assim, as formações socioprofissionais, como “Preparando-se para o primeiro emprego”, em parceria com o Senac, com a professora Juliana Correa, e “Design Thinking”, com o professor de tecnologia e inovação e facilitador de soluções criativas com tecnologia, Eduardo Tusset, juntam-se ao P1Oito, dentro de uma linha de aprendizados e intercâmbios que estruturam a emancipação.
Com a parceria da P1Oito, o projeto Transformando Vidas ganha mais cores e estilos, deixando aberto para outras companhias e studios de dança de Bento Gonçalves, ou até mesmo de outros segmentos artísticos, poderem integrar as atividades e ações.
Governador Eduardo Leite abre oficialmente Pavilhão da Agricultura Familiar com expectativa de recorde em 2025
Secretaria de Educação: Projeto Escritor na Escola estimula e fortalece o hábito da leitura com ludicidade e vivência significativa
Pré-Conferências dão início a construção do Plano Municipal de Cultura 2026-2036